Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Campanha Solidária” do Colégio União aquece vidas neste inverno

“Campanha Solidária” do Colégio União aquece vidas neste inverno

por Giovana publicado 01/07/2016 17h06, última modificação 01/07/2016 17h06
“Campanha Solidária” do Colégio União aquece vidas neste inverno
Entrega de donativos na comunidade João Paulo II

A “Campanha Solidária” do Colégio Metodista União está em pleno andamento na escola, arrecadando agasalhos para aquecer aqueles que mais precisam de doações na estação mais fria do ano. Alunos, professores e funcionários da instituição estão mobilizados na causa e estão trazendo de casa cobertores, calçados, casacos e meias, para serem doadas a instituições e projetos sociais de Uruguaiana. A coordenação é da Pastoral Escolar, através da professora de Ensino Religioso, Ana Flávia Morais.

A primeira doação, de cobertores, foi para às famílias assistidas pelo projeto “Lixo Solidário”, mantido há mais de dez anos pelo Colégio Metodista União. Através do projeto, as famílias cadastradas, que vivem da venda do lixo reciclável, recebem doações de materiais reutilizáveis, como caixa de leite e garrafas pet, os quais são vendidos às usinas de reciclagens. Periodicamente as famílias recolhem o material, quando são acolhidos pela escola, com mesa partilhada e momentos de reflexão com a Palavra de Deus.

A segunda doação foi para o grupo “Mulheres Guerreiras”, do Complexo Habitacional João Paulo II, na periferia de Uruguaiana. Trata-se de um grupo de mulheres, moradoras da localidade, que trabalham como voluntárias no desenvolvimento de projetos sociais no Centro Comunitário do bairro. As doações de agasalhos foram distribuídas às famílias das 125 crianças e adolescentes que participam dos projetos: Capoeira, Dança Arte e SER (Atletismo). Na casa de uma das integrantes do grupo também funciona uma brinquedoteca, que foi montada através de doações da comunidade. “É um espaço onde as crianças podem brincar, acessar a internet, fazer pesquisas e ler”, disse a presidente do grupo, Suele Tavares. Na tarde da entrega dos donativos, os jovens dos projetos realizaram uma apresentação para os visitantes, alunos e professores do 4º e 6º ano do Colégio União e para as voluntárias da ONG Cisne Branco de Uruguaiana, que apoiam a iniciativa.

A terceira doação foi realizada para as famílias do projeto “Lixo Solidário”  (http://colegiometodista.g12.br/uniao/noticias/familias-do-lixo-solidario-recebem-doacoes-do-5o-ano), desta vez, receberam roupas e calçados arrecadados pela turma do 5º ano do Colégio União, alunos da professora Mari Margô Kruger. Momento em que a professora falou sobre a importância da solidariedade num mundo cada vez mais individualista e também da valorização do trabalho desenvolvido pelos catadores de material reciclável. “É um trabalho digno de respeito”, salientou aos alunos e enfatizou a dificuldade dessas pessoas na captação e venda do lixo às usinas de reciclagem, de onde vem a renda.

A “Campanha Solidária” do Colégio Metodista União continua durante os meses de frio. Nesta semana, com o objetivo de atingir diretamente os estudantes da manhã, foi lançado o “Varal Solidário” (http://colegiometodista.g12.br/uniao/noticias/201cvaral-solidario201d-e-lancado-no-colegio-uniao), multiplicando uma ideia que viralizou em todo o Brasil.

Redação/Foto: Giovana Petrocele