Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “A Geometria e a Vida” foi tema de estudo em Oficina de Matemática

“A Geometria e a Vida” foi tema de estudo em Oficina de Matemática

por Giovana publicado 20/06/2016 16h27, última modificação 20/06/2016 16h27
“A Geometria e a Vida” foi tema de estudo em Oficina de Matemática

Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Metodista União participaram de uma “Oficina de Matemática”, com o tema “A Geometria e a Vida”.

Ministrada pela professora Elza Graces e acompanhada pela professora titular da turma, professora Ana Cristina Beltran, a atividade teve como objetivo fazer com que as crianças pudessem reconhecer formas geométricas, criarem conceitos e fazerem associações com o cotidiano, desta forma, ampliando suas habilidades e competências.

Com a atividade realizada no Laboratório de Informática do União, os estudantes puderam fazer troca de informações entre Geometria e figuras geométricas. Na ocasião assistiram o vídeo “Bob – o Trem das Formas” e, após o filme, retomaram o diálogo, expondo seus conhecimentos já ampliados, os novos conceitos, formas intuitivas e troca de ideias. Em seguida, tiveram contato direto com as figuras geométricas, quando fizeram o reconhecimento das formas e tiveram a oportunidade de construir figuras, trabalhando tamanhos, cores e semelhanças.

A Geometria

Conforme a professora Elza, a “Geometria está presente em diversas formas do mundo físico. Basta olhar ao nosso redor e observar as mais diferentes formas geométricas. Muitas delas fazem parte da natureza, outras são produtos das ações humanas, como, por exemplo, obras de arte, esculturas, pinturas, desenhos, artesanatos, construções, dentre outras. Seu estudo, relacionado a essas formas, permite vincular a Matemática a outras áreas do conhecimento. De forma mais abstrata, a Geometria também se constitui em um saber lógico, intuitivo e sistematizado. Isso a coloca como necessidade primordial na construção do conhecimento e do raciocínio. Em ambos os aspectos, a Geometria torna-se intrínseca à preparação profissional do aluno e ao desenvolvimento de habilidades que o conduzem a determinada carreira. Esses são alguns dos principais motivos que a colocam como conteúdo importante em toda a Educação Básica.”

Redação:Giovana Petrocele - Comunicação Imec

Foto:Otávio Bertholdt