Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Educação Infantil / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

por kesia.ventura publicado 08/12/2015 12h14, última modificação 11/12/2015 09h38

ALGUMAS QUESTÕES TEÓRICAS

1. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUDANÇAS DE VISÃO

É recente a expansão da Educação Infantil, acompanhando os processos sociais de urbanização, ingresso da mulher no mercado de trabalho, modificações estruturais de relações e papéis no âmbito familiar. Inicialmente, sua função voltava-se ao “atendimento às crianças de zero a seis anos”, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Tal atendimento era, até então, voltado a crianças de baixa renda, com objetivos de combater a pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência. Atuava-se de forma compensatória, sanando carências das crianças e de suas famílias. A partir da maior conscientização da importância das experiências, na primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, especifica que Educação Infantil faz parte da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Percebe-se, assim, um novo olhar sobre a Educação Infantil, somando o “cuidar”, o “brincar”, o “informar”, com uma visão mais ampla e séria, voltada ao “educar”.

2. OBJETIVOS GERAIS

Compactuamos com os fins e objetivos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com as Diretrizes para a Educação, na Igreja Metodista, para as Instituições de Ensino.
Objetivo: Entender a importância prática dos ideais de: responsabilidade, crítica, solidariedade, democracia, cidadania, conscientização, construção processual de conhecimentos, transformação social, ampliação e recriação de suas experiências, interação com o saber organizado.

De acordo com nossas Diretrizes, enfatizamos uma prática educativa na qual os educandos:
- Desenvolvam consciência crítica.
- Sobreponham o interesse social sobre o individual.
- Exercitem justiça e solidariedade.
- Reconheçam que, dentro de uma perspectiva cristã, é útil aquilo que tem valor social.

3. PROPOSTA PEDAGÓGICA: O “SOCIOCONSTRUTIVISMO”

PROPOSTA PEDAGÓGICA: O “SOCIOCONSTRUTIVISMO”

4. METODOLOGIAS

Para atingir os objetivos propostos, adota-se metodologia diversificada.
Para tal, são utilizadas as seguintes estratégias: PROJETOS, ATIVIDADES SEQÜENCIADAS, ATIVIDADES PERMANENTES, pesquisas, discussões, trabalhos em grupo, atividades extraclasse, produções de texto, resolução de problemas, entre outras atividades enriquecedoras.
Quanto às avaliações, são qualitativas, respeitando o aluno em suas potencialidades e necessidades.

A aprendizagem, dessa forma, não se dará na repetição de exercícios mecânicos, mas através de exercícios relacionais e operacionais da inteligência, nos quais o educando elabora o seu próprio conhecimento.

5. CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES

PORTANTO, O COLÉGIO METODISTA TRABALHA:

Mais do que informação
Formação de cidadãos – atuais cidadãos – autônomos moral e intelectualmente, enfatizando valores que poderão reger uma sociedade mais justa, mais solidária, mais feliz, com qualidade de vida, contando com pessoas responsáveis, participativas, conscientes, capazes e pacíficas.
Construção de conhecimentos sólidos, noções aprofundadas, através de conscientizações, em um ambiente democrático, cooperativo, realizando atividades significativas, prazerosas, em que os alunos possam se envolver física, emocional e intelectualmente.
Construção de uma identidade pautada em valores éticos, assumindo uma postura “ativa” frente ao próximo, à sociedade, ao conhecimento, com responsabilidade e respeito.
Transformação de indivíduos capazes de transcender a qualquer objetivo preestabelecido pela escola.

6. INFORMAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO

I. Atividades diversificadas

1. ATIVIDADES IGUAIS PARA TODOS: Oportunidades das crianças darem respostas diferentes, elaborando hipóteses mais complexas, a partir de seus conhecimentos prévios, podendo, assim, avançar em suas idéias.
2. ATIVIDADES DIFERENTES, SEGUNDO HIPÓTESES DE CADA CRIANÇA: Desafios e propostas diferentes para a turma. A professora sabe em quais níveis estão as crianças. Todas estarão se sentindo desafiadas com atividades que solicitarão a criação de novas hipóteses.

II. Trabalhos coletivos

Os mais experientes têm oportunidades para rever, verbalizar e sistematizar melhor seus conhecimentos.
- Os que ainda necessitam de intervenção encontrarão novos caminhos através da fala de seu colega, de um “igual” (outra criança).
Como a professora observa o nível em que cada criança se encontra?
- Através de observações nas atividades.
- Através de sondagens individuais, em que aluno realiza a atividade conversando e dando explicações à professora (Na hora dos “Cantos”).
“Mas as personalidades não se formam pelo que é ouvido ou dito, e sim pelo trabalho e pela atividade. Assim, o mais importante método de educação sempre foi aquele em que o aluno é instigado a um desempenho efetivo”. Albert Einstein

TRABALHO COM A FORMAÇÃO DO EDUCANDO: VALORES MORAIS EM DISCUSSÃO

INTERVENÇÕES FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA MORAL

Possibilitar à criança:
- tomada de consciência de suas ações (entender os “porquês” e as conseqüências dos comportamentos);
- expressão de sentimentos por palavras (não batendo, nem fazendo birras);
- aprendizado ativo em ambientes que zelam por valores que visam ao bem (de si, dos próximos, do meio).