Educação Infantil
Proposta pedagógica da Educação Infantil
A Educação Infantil tem como propósito integrar os/as alunos/as à cultura do grupo ao qual pertencem através do acesso ao legado culturalmente construído favorecendo o desenvolvimento de uma postura crítica em relação a esses saberes.
O nosso currículo da Educação Infantil se organiza por campos de experiência a fim de proporcionar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, afetivas, intelectuais e sociais dos alunos ampliando sua perspectiva de visão de mundo.
São estabelecidas anualmente as habilidades a serem desenvolvidas nas diferentes fases da Educação Infantil por meio das modalidades: sequência de atividades, atividades permanentes, atividades ocasionais e projetos, de forma a articular as experiências e os saberes dos alunos com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico da sociedade.
Além disso, as salas de aula são organizadas em grupos e espaços com propostas diversificadas chamadas de “cantos”, com diferentes materiais, jogos, brinquedos. Esses permitirem às crianças fazerem escolhas como também de maneira lúdica e significativa para explorar diversos materiais e espaços, representando diferentes papéis, interagindo, vivenciando novas descobertas.
Trabalho com os diferentes campos de experiência
Na Educação Infantil faz-se necessário considerar as múltiplas linguagens e as diferentes formas de representação. Desta forma, o trabalho se organiza em âmbitos de experiência inter-relacionados.
O eu, o outro e o nós: por meio das interações as crianças vão ampliam sua visão de mundo, compartilham seus saberes e aprendem a ouvir o outro, se deparam com ideias e opiniões diferentes das suas, aprendendo a respeitar e valorizar as diversas contribuições. Na educação infantil, passam a ampliar suas experiências sociais, bem como sua percepção de si mesmo e dos outros, reconhecendo-se como seres sociais. Por meio de projetos, brincadeiras e pesquisas, as crianças refletem sobre sua própria identidade e sobre as características de outras culturas e grupos sociais que contribuem para nossa própria formação cultural.
Corpo, gestos e movimento: envolvendo a expressão e atividades físicas favorecendo a consciência corporal.
Traços, sons, cores e formas: contemplando as atividades de expressão artísticas, artes visuais, cênicas e música.
Escuta, fala, pensamento e imaginação: envolvendo a linguagem oral, seja na língua materna ou numa segunda língua como inglês; a reflexão sobre o sistema de escrita por meio de práticas sociais de leitura e escritas.
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: envolvendo as áreas de ciências sociais e ciências humanas, tecnologia e robótica, possibilitando o desenvolvimento do pensamento científico e da noção de tempo histórico; como também reflexões sobre sistema de numeração, grandezas e medidas, espaço e resolução de situações problema (a partir de estratégias pessoais, cálculos e operações) em situações contextualizadas com o cotidiano das crianças, realização de experimentos.
Ensino Religioso: possibilita o desenvolvimento integral e qualitativo do ser humano ressaltando os princípios e valores éticos cristãos.
Projetos diferenciados para o segmento
Potencialização na língua inglesa: durante a rotina semana, as crianças têm o contato diário com a língua inglesa por meio de brincadeiras, jogos, histórias, músicas e artes, com professora bilíngue, além da aula de inglês da grade curricular.
Alimentação saudável: levando-se em conta que não basta aprender sobre os alimentos saudáveis, desenvolvemos atividades em que as crianças são convidadas a experimentarem alimentos saudáveis, realizamos culinárias, plantio da horta e cultivo, onde os alunos passam a degustar uma diversidade de alimentos saudáveis, reconhecendo sua importância para nossa saúde e bem estar.
Roda de leitura: as rodas de leitura na Educação Infantil acontecem diariamente na rotina das crianças com o objetivo de formar o leitor literário. A atividade acontece em diferentes espaços como na sala de aula, na biblioteca e em espaços de interação como pátio bosque. Semanalmente os alunos levam livros para casa para que a leitura possa ser apreciada em família. Diariamente são repertoriados pelos diferentes gêneros e obras de diferentes escritores possibilitando a ampliação do repertório literário.
Projeto “Aprendizagem por experimentos”: no projeto de ciências na Educação Infantil, temos parceria com a fundação Siemens. Durante as aulas, os alunos realizam experimentos, levantam hipóteses, observam os fenômenos, registram e compartilham seus conhecimentos desenvolvendo assim o pensamento científico
Projeto identidade: através do projeto os alunos constroem noções de grupo social, reconhecem sua própria história de vida, suas conquistas e crescimento ao longo dos anos. Durante o projeto, os alunos entrevistam familiares, comparam os diferentes momentos de desenvolvimento, compartilham fotos e finalizam o projeto com a participação das famílias.
Projeto água e vida: durante o projeto os alunos levantam hipóteses sobre os animais que vivem em ambientes aquáticos, conhecem diferentes procedimentos de pesquisa e observam a vida desses animais em seu habitat construindo conhecimentos sobre os seres vivos e a diversidade.
Projeto No tempo dos avós: através de entrevistas com os avós, os alunos entram em contato com cantigas, vestimentas, objetos, brinquedos e brincadeiras de uma época diferente da nossa. Além disso, no decorrer do projeto, os avós passam um dia de aula no Colégio juntamente com os netos, trocando experiências e vivências fundamentais para seu enriquecimento histórico cultural e para construção da noção de passado/ presente.
Projeto animais de jardim: os alunos iniciam o projeto em um espaço de natureza na escola e com lupas em mãos observam quais animais vivem ali. Durante os estudos passam a conhecer diferentes procedimentos de pesquisa, participam de atividades de estudo do meio e aula no laboratório de biologia.
Conhecendo uma cultura diferente da nossa: conhecer uma cultura diferente possibilita aos alunos respeitar a diversidade e ampliar seu conhecimento sócio cultural. Através do projeto "Conhecendo uma cultura diferente da nossa" os alunos se aproximam de aspectos da cultura indígena, percebendo diferenças de hábitos e costumes dos indígenas com os nossos como também reconhecendo muitas influências da mesma em nosso cotidiano.
Criando jogo de trilha: os alunos tem como desfio a construção de um jogo de trilhas. Durante o projeto participam de situações de jogos de percurso, discutem as regras e procedimentos e coletivamente criam um jogo para ser compartilhado com os amigos envolvendo situações de escrita numérica, ordenação, contagem, soma.
Contos de autoria: os contos clássicos fazem parte da infância e muitos foram passando de geração em geração. Durante as rodas de leitura, os alunos vão se apropriando de expressões específicas, assim como características do gênero. Repertoriados pela linguagem dos contos, os alunos trilham seus caminhos como escritores, produzindo coletivamente um livro de autoria.
Os conteúdos são trabalhados por meio de propostas significativas com atividades de reflexões em grupo, individuais, coletivas, através das modalidades organizativas mencionadas acima, pesquisas, experimentos, construções na área de robótica e laboratórios móveis de tecnologia.
As disciplinas Inglês, Educação Física, Música e Ensino Religioso são desenvolvidas por professores especialistas e as demais áreas por professores polivalentes.