Construtivismo
PROPOSTA PEDAGÓGICA: O "SOCIOCONSTRUTIVISMO"
Segundo o socioconstrutivismo, teoria norteadora de nossa proposta, os educandos “aprendem a aprender” de forma dinâmica e significativa. Parte-se dos conhecimentos construídos em seu contato com o contexto social, para então ampliá-los.
Alguns princípios norteadores da proposta de trabalho do Colégio Metodista:
- Tomar a realidade e os conhecimentos prévios das crianças como ponto de partida para os estudos, reconhecendo sua diversidade.
- Valorizar as ações e interações dos educandos (com o ambiente cultural e as pessoas).
- Confiar na potencialidade de todos os educandos, contribuindo para uma auto-imagem positiva.
- Propor atividades desafiadoras, dinâmicas, prazerosas, significativas, incentivando a descoberta, a criatividade e a criticidade.
- Estimular e possibilitar a participação, o respeito mútuo e a cooperação, possibilitando a construção da autonomia moral.
- Oportunizar a construção da autonomia intelectual, incentivando a curiosidade, própria da criança e essencial ao aprendizado para toda a vida.
Classificamos os objetivos em: Atitudinais; Conceituais e Factuais; Procedimentais.
Artes
Tais atividades são cotidianas. São propostas que objetivam a ampliação do fazer artístico, através de produções individuais e coletivas, estudos sobre dados da História da Arte, oficinas, com diversos materiais e suportes. Repertórios de imagens visuais, apreciações de trabalhos de obras de artistas consagrados e de outras crianças: essas são algumas das atividades de Educação do Olhar. Tais propostas oferecem a oportunidade às crianças de acumular, cada vez mais, elementos para a sua criação.
Ciências
Os conteúdos são trabalhados de maneira que as crianças possam realizar experiências, levantar hipóteses, argumentar, registrar, utilizar fontes variadas de informação (como textos informativos, vídeos, fotos, entrevistas, mapas), entrar em contato com diferentes procedimentos científicos, fomentando seu interesse pela pesquisa, pelo "aprender a aprender".
Língua Portuguesa
Considerando que as crianças são aprendizes recentes da língua materna, nossos encaminhamentos iniciais recaem sobre atividades que envolvem a fala e audição de bons modelos, ao conversarem, fazerem relatos, ouvindo Contos, Poesias, desenvolvendo-se como usuários da língua. Também criamos situações em que as crianças são desafiadas a aproximarem-se, gradativamente, da conquista da base alfabética, refletindo sobre o nosso código de escrita e percebendo sua função como instrumento de comunicação, informação, ferramenta para o seu dia-a-dia, e como fonte de prazer.
Matemática
A linguagem matemática entra nas classes através da leitura do calendário, nos jogos que envolvem contagens e notações, em recitações de seqüência numérica para determinar quantidades, etc. As crianças passam a utilizar palavras que se referem a relações e operações. Trazemos para as nossas aulas a complexidade do nosso sistema numérico, para que as crianças possam discutir, refletir, argumentar e criar estratégias para resolver problemas, efetuar contagem, fazer notações, realizar operações. As estratégias apresentadas pelas crianças são socializadas e validadas para que possam se aproximar gradativamente do convencional. Todas as situações apontadas acima, quando problematizadas, promovem avanços no processo de construção de conhecimentos.
Natureza e Sociedade
Trazemos às aulas reflexões sobre o nosso cotidiano. Promovemos sensibilizações para a discussão de problemas sociais, levando à construção de valores. Discutimos diferenças e semelhanças entre contextos sociais (como as estruturas familiares). Apresentamos histórias de vidas de culturas e épocas diferentes das nossas, de outras vivências socioculturais (de outras pessoas, grupos ou gerações), para que possam estabelecer relações e comparações, desenvolvendo sua noção de tempo, espaço e diversidade cultural.
Desenvolvimento integral do educando
Empenhamo-nos em oportunizar o desenvolvimento integral e harmonioso, nos aspectos: cognitivo; afetivo-emocional; Físico-motor; Social. Buscamos envolver os diversos tipos de conhecimento: Físico; Lógico-Matemático; Social.
Respeito à individualidade
Sabendo-se que os indivíduos desenvolvem suas capacidades, potencialidades e habilidades de forma heterogênea e particular, a Educação tem por objetivo oferecer condições para o desenvolvimento integral dos educandos, considerando diversidades individuais e as possibilidades de aprendizagem, apresentadas nas diferentes faixas etárias.
"E eis o meu segredo, um segredo muito simples. É só com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos. (...) Estão olhando para a criança, mas não a estão enxergando. Talvez ela seja todas as coisas que eles vêem, mas é um bocado mais que isso! O que é realmente essencial é invisível aos olhos". (In: BUSCAGLIA, L. Vivendo, Amando e aprendendo)