Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Ditadura: nunca mais

Ditadura: nunca mais

A pergunta que Abimeleque faz aos homens de Siquém sempre retorna. O que é melhor: ser governado por 1 ou por 70? Eles escolheram ser governados por Abimeleque e deram-lhe a prata do templo, dinheiro que ele usou para contratar mercenários e matar os 70. (Juizes 9:1ss).
Jotão, o único que escapou da matança divulgou a seguinte parábola criticando a ditadura de Abimeleque: Certo dia, as árvores se puseram a caminho para ungir um rei que reinasse sobre elas. Dissera à oliveira: Reine sobre nós. A oliveira respondeu: Vocês acham que vou deixar o meu azeite, que honra os deuses e homens, para ficar reinando sobre as árvores? Então as árvores disseram à figueira: Venha você, e reine sobre nós. A figueira respondeu: Vocês acham que vou deixar o meu doce fruto saboroso, para ficar balançando sobre as árvores? Então as árvores disseram à videira: venha você, e reine sobre nós. A videira respondeu: Vocês acham que vou deixar o meu vinho novo, que alegra deuses e homens, para ficar reinando sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Venha você, e reine sobre nós. Então o espinheiro respondeu: Se vocês querem mesmo me ungir para reinar sobre vocês, venham e se abriguem debaixo da minha sombra. Senão, sairá fogo do espinheiro e devorará os cedros do Líbano.
Nós precisamos aprender a viver a liberdade e a democracia e superar o faraó que teima em crescer dentro de cada um(a) de nós. A ditadura e a violência promovem a mentira à condição de virtude. Somente a liberdade promove a verdade. Ditadura, nunca mais!

Veja como a Grande Impressa Brasileira apoiou a Ditadura Militar: Leia o texto aqui.