Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / DIA DA PASTORA E DO PASTOR METODISTA

DIA DA PASTORA E DO PASTOR METODISTA

Em abril de 1867, após hiato de 25 anos desde a primeira incursão de missões metodistas no Brasil, estabelece-se o trabalho contínuo do metodismo brasileiro, até nossos dias, por meio da chegada do Pastor L.J.E. Newman. Assim, convencionou-se o segundo domingo de abril como sendo o Dia da Pastora e do Pastor Metodista.

Nestes 150 anos de trabalho ininterrupto da Igreja Metodistas em nosso país, homens e mulheres vocacionados e vocacionadas ao trabalho pastoral têm contribuído para a consolidação do metodismo, por meio de comunidades locais, com suas instituições sociais e educacionais.

A presença de pastoras e pastores nas instituições metodistas de ensino revela a importância que damos a uma formação educacional que considera o ser humano em todas as suas dimensões, notadamente, da sua transcendência e espiritualidade.

São as pastoras e pastores que manifestam, no contexto de cada Instituição e nas Igrejas locais, a convicção de que Deus é fonte de vida plena, e esta dimensão nos é transmitida pelos ensinos e ações de Jesus Cristo.

Portanto, nossos cumprimentos às pastoras e pastores que, no cotidiano dos espaços institucionais, e, mesmo fora deles, exercem esta função pastoral sacerdotal e profética no cuidado, apoio, solidariedade, promoção de esperança e ensino confessional, como um valor necessário e agregado ao ensino formal de qualidade que oferecemos à comunidade escolar e à sociedade.

Bispo Luiz Vergilio Batista da Rosa
Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista