por admin
—
publicado
02/12/2015
O objetivo do professor Carlos Alberto na disciplina de História foi possibilitar aos alunos do 6º e 7º anos, o acesso ao universo literário contemplado pela poesia de Vinícius de Moraes, descobrindo a importância desta como forma de expressão, bem como, oportunizar o aprendizado de história contemporânea brasileira. Escrever algumas obras do poeta nos cadernos de caligrafia não apenas pelo pretexto da arte de traçar as letras com perfeição tornando-as legíveis, mas se propõe a contextualizar a história contemporânea brasileira através da poesia do “poetinha”, tendo como pressuposto básico a ideia da formação de leitores competentes. Iniciou-se o projeto trazendo para discussão a biografia de Vinícius de Moraes indicando a sua importância para a cultura brasileira, tanto na literatura quanto na música justificando inclusive o ano de 2013 como ano de seu centenário. Os alunos leram algumas obras do poetinha e abrimos a aula efetivamente para as possíveis interpretações de cada verso, bem como de forma mais lúdica e superficial articulei com os alunos algumas regras desse gênero textual como, por exemplo, a estrutura dos poemas. Em outro momento, determinei os três principais propósitos que contemplam o projeto pedagógico: Primeiramente foi articula-lo com as aulas de história identificando as décadas em que as obras de Vinícius de Moraes foram publicadas e trazer para discussão os fatos históricos ocorridos nessas décadas. Outro propósito foi retomar o uso dos cadernos de caligrafia, uma vez que percebia que na turma identificava alguns alunos com problemas de grafia ilegível. O terceiro e não menos importante propósito foi criar nos meus alunos o gosto por outro tipo de literatura, além de fomentar nas crianças o acreditar que também são capazes de criar poesias.
Localizado em
Galeria de Fotos