Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projetos de Geografia desenvolvem pensamento crítico e reflexivo nos alunos

Projetos de Geografia desenvolvem pensamento crítico e reflexivo nos alunos

por renan.sales — publicado 29/11/2018 16h06, última modificação 29/11/2018 16h06
Ação foi feita nas aulas do professor Carlos, ao longo do período letivo
Projetos de Geografia desenvolvem pensamento crítico e reflexivo nos alunos

Como forma de estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos, o Colégio Metodista em Bertioga realizou, durante o período letivo, projetos de Geografia nas aulas do professor Carlos.

De acordo com o docente, as ações trazem conceitos econômicos construídos na interação da criança com situações comerciais recorrentes em seu dia a dia. “A inserção de elementos de educação financeira em sala de aula requer uma preocupação com o ensino de noções econômicas de forma didática e pedagogicamente adequada”, disse Carlos.

Baseado nesse pressuposto, ele traz para o já consolidado projeto “Caligrafando a Economia” textos que agora são voltados aos conceitos tirados do “economês”, acessível já à criança do 6º Ano. Depois de explicado os conceitos escritos no caderno de caligrafia, abre-se uma roda de discussão e os alunos são instigados ao debate.

O 8 º ano realizou o projeto “O continente é massa”, escolhendo um dos temas estudados durante o ano letivo, o Continente Africano.  A partir dele, usando a técnica de alto relevo com massa de modelar sobreposto em um azulejo, fizeram diversas representações sobre as divisões geográficas, o clima, o relevo, a vegetação, economia etc. Com este projeto, fizeram diversas leituras de gráficos e interpretação de dados, ou seja, a interdisciplinaridade com a matemática estava garantida.

O 2º ano do Ensino Médio, criou uma marca a partir da qual eles pudessem ser reconhecidos. A aula começou com a leitura do texto: “A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passa para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou cria-la”. E a partir daí os alunos desenharam layouts de suas marcas, pensando como empreendedores.

Já o 3º ano, pensando na interdisciplinaridade presente nas provas dos vestibulares, pesquisou sobre o “Regionalismo Literário”. Aqui cabe esclarecer que para regionalismo literário entende-se a literatura que foca-se em determinada região do Brasil, visando retratá-la, de maneira mais superficial ou profunda e o regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Para isso foi construído um painel com os aspectos socioeconômicos e geográficos de determinada localização e o contexto histórico onde foi retratada aquela obra.

Confira as fotos do projeto (passe o mouse para ver mais imagens):

Projetos de Geografia - Colégio Metodista em Bertioga

Você também pode abrir as fotos no site, clicando aqui.

registrado em: