Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Patrimônio e cultura nacional marcam festividade do Colégio Metodista

Patrimônio e cultura nacional marcam festividade do Colégio Metodista

O ano letivo segue em curso e cheio de atividades, mas, ainda antes do início da “segunda etapa” do ano, os alunos e famílias do Colégio Metodista celebraram a festividade com o tema “Nosso patrimônio, nosso país, nossa cultura”, que marcou o trabalho realizado no primeiro semestre. O evento foi inspirado no tema da Unesco para 2018, que é “Patrimônio histórico e cultural da Europa”, que o colégio adequou para o nosso País.

O Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de acordo com a UNESCO, órgão das Nações Unidas, compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todo o mundo recebem de seus ancestrais e repassam a seus descendentes. No Brasil, 38 manifestações culturais imateriais já foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destas, cinco estão inscritas na UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, são eles: a roda de capoeira, que na festividade do Colégio foi lembrada pela turma do 2º ano; o frevo, o samba de roda, que a turma do Jazz mostrou em apresentações; o Círio de Nazaré e a  pintura corporal e arte gráfica dos povos indígenas Wajãpi, no Amapá, representados pela Educação Infantil.

Outras manifestações culturais regionais também foram lembradas no evento. As turmas do 4º e 5º ano trouxeram o bumba meu boi do Maranhão e a turma do 6 ano encantou a todos com a dança das fitas da região do sul do Brasil.

Não dá para negar que um dos marcos deste ano no mundo foi a Copa do Mundo, assim, a turma do 1º ano fez uma apresentação que abordava a paixão pelo futebol.

Finalizando o momento de apresentações, os estudantes do Ensino Médio apresentaram a tradicional quadrilha, na qual dançaram um “mix” de músicas, passando sobre todos os ritmos brasileiros.

“Foi uma noite acolhedora para as famílias, que passaram um tempo dedicado aos filhos, brincando, comendo comidinhas deliciosas e assistindo as lindas apresentações”, expressou a Equipe do Colégio.

Confira as fotos da festividade (passe o mouse para avançar):

Festividade Nosso patrimônio, nosso país, nossa cultura - Colégio Metodista Bertioga - 2018  

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.