Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia dos Pais - Meu pai é um herói

Dia dos Pais - Meu pai é um herói

por marcello publicado 11/08/2023 16h21, última modificação 11/08/2023 16h21
Dia dos Pais - Meu pai é um herói

“O justo anda na sua integridade;
felizes lhes são os filhos depois dele.”
Provérbios 20.7

Certamente já ouvimos essa afirmativa, isso é, o desejo e a aspiração de ser e/ou ter um “pai herói”, um modelo perfeito, símbolo de todos os poderes e realizações que se espera e, preferencialmente, num passe de mágica, pois os heróis simbolizam que somos capazes de vencer e nos superar a cada dia e vencer tudo em todas as circunstâncias.

A história de José, pai adotivo de Jesus, a qual é narrada nos evangelhos de Mateus e Lucas, onde há detalhes envolventes sobre seu papel durante o nascimento e criação de Jesus, o coloca no cenário bíblico como um “Pai Herói”, não pela ótica das estórias e filmes do mundo dos entretenimentos, mas a partir da responsabilidade assumida em criar Jesus como se fosse seu próprio filho. Essa atitude de amor, fidelidade e obediência a Deus é notável e nos inspira até os dias de hoje. Atitude digna de ser observada por todos os pais ao longo da vida uma vez que “os filhos são herança do Senhor.” (Salmo 127.3).

Embora a Bíblia não mencione muito sobre a vida de José além dos eventos relacionados ao nascimento de Jesus, podemos inferir, a partir desses relatos, que ele desempenhou um papel significativo como pai adotivo de Jesus. Destacamos algumas lições de paternidade responsável e heroica, como a obediência a Deus, o amor e cuidado familiar, a sua integridade e virtudes, bem como a sua confiança plena na provisão de Deus.

José assume uma postura de integridade adornada de virtudes ao não abandonar Maria quando soube que a mesma se achava grávida do Espírito Santo e, portanto, assume o cuidado familiar, o carinho e amor vivenciando o seu compromisso e responsabilidade como um verdadeiro e honrado “Pai Herói”.

Pois bem, à luz da postura de José como pai adotivo heroico e responsável, os pais são chamados a confiar plenamente em Deus, nos seus ensinos e propósitos, afim de exercerem uma paternidade capaz de educar, instruir e nutrir as emoções de seus(as) filhos(as) de maneira adequada e saudável.

Que cada pai seja herói como foi José e cumpra cabalmente sua paternidade responsável.

Feliz Dia dos Pais, hoje e sempre!


Rev. Antonio Augusto de Souza
Coordenador das Pastorais Escolares e Universitárias