Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Educação Infantil / Objetivos do Trimestre

Objetivos do Trimestre

por Fernando Zancope publicado 08/12/2015 12h19, última modificação 08/12/2015 12h19

Nível I

Conhecimento Lógico Matemático

  • 1º Trimestre: Desenvolver o pensamento lógico-matemático através de situações vivenciadas em sala de aula.
  • 2º Trimestre: Desenvolver o pensamento lógico-matemático através de situações vivenciadas na escola e no seu cotidiano; perceber semelhanças e diferenças em objetos físicos; ordenar e classificar elementos segundo diferentes critérios, tais como: cor, forma, tamanho, posição, etc.; ler o numeral e associar a quantidade que representam; agrupar quantidades.
  • 3º trimestre: Desenvolver o pensamento lógico-matemático através de situações vivenciadas na escola e em seu cotidiano; adquirir conceitos básicos e fundamentais da matemática e aplica-los, sempre que necessário; ser capaz de associar nomes e identificar formas geométricas; relacionar quantidades ao numeral correspondente.


Conhecimento Natural

  • 1º Trimestre: Desenvolver o conhecimento sobre seu próprio corpo; explorar os órgãos dos sentidos (dando ênfase à audição); reconhecer a importância da água como fonte essencial para nossa sobrevivência e de todos os seres vivos; desenvolver a iniciativa e a curiosidade sobre as coisas do mundo, mantendo sempre o respeito com a natureza, respeitando a flora, a fauna e os objetos do mundo físico, que interferem na qualidade de vida do homem.
  • 2º Trimestre: Desenvolver a iniciativa e a curiosidade, mantendo sempre o respeito à natureza; adquirir hábitos de vida sadios em relação à higiene, alimentação e recreação; ser capaz de explorar os órgãos do sentido (dando ênfase ao tato e ao paladar); reconhecer a importância do ar para nossa sobrevivência; desenvolver e estimular atitudes para contribuir com a preservação da natureza.
  • 3º Trimestre: Valorizar os conhecimentos obtidos no contato com a natureza; perceber que é agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; reconhecer a importância do solo para o plantio e sobrevivência do homem; identificar as principais características das plantas; explorar os órgãos do sentido (dando ênfase à visão e ao olfato).


Linguagem Oral

  • 1º Trimestre: Desenvolver a expressão oral; saber utilizar a linguagem em diferentes situações (jogos, brincadeiras, etc.); desenvolver e ampliar o vocabulário; ampliar a linguagem, respeitando sempre as diferenças individuais; saber imitar ruídos de animais e onomatopéias.
  • 2º Trimestre: Saber utilizar a linguagem oral como veículo de comunicação; desenvolver a capacidade de criação, de pensar e expressar idéias; enriquecer o vocabulário favorecendo a socialização, a compreensão de ordens, avisos, comunicações e instruções.
  • 3º Trimestre: Utilizar a linguagem oral para expressar seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades; desenvolver a pronúncia correta, a atenção, a observação e a memória para ser capaz de fazer associações, interpretar e compor histórias; desenvolver habilidades necessárias para aprendizagem da leitura e escrita.


Conhecimento Social

  • 1º Trimestre: Desenvolver a orientação temporal; conhecer as dependências do Colégio; conhecer e adquirir informações sobre as principais datas comemorativas.
  • 2º Trimestre: Identificar as pessoas da família; compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família; perceber e identificar as principais datas comemorativas e conhecer fatos nelas registrados.
  • 3º Trimestre: Saber identificar e nomear tipos de meio de transporte (aéreo, aquático e terrestre); adquirir noção de tempo; ser capaz de identificar as principais datas comemorativas e conhecer os fatos nela registrados.


Nível II

Conhecimento Lógico Matemático

  • 1º Trimestre: Identificar e nomear as cores; associar nomes e identificar as formas geométricas; desenvolver o pensamento lógico-matemático através de situações vivenciadas em classe; identificar, analisar e resolver situações problema; relacionar quantidades com os números correspondentes; estimular a criatividade.
  • 2º Trimestre: Perceber as semelhanças e as diferenças nos objetos; desenvolver o pensamento lógico-matemático através de situações vivenciadas em classe; identificar, analisar e resolver situações-problema; associar nomes e identificar as formas geométricas; relacionar quantidades com os números correspondentes; saber nomear as cores.
  • 3º Trimestre: Associar nomes e identificar formas geométricas; desenvolver o pensamento lógico-matemático através de situações vivenciadas em classe; identificar, analisar e resolver situações problema; relacionar quantidades com os números correspondentes; relacionar comparações relacionadas a dimensões: altura e comprimento; identificar e nomear as cores.


Conhecimento Natural

  • 1º Trimestre: Reconhecer a importância da água como fonte essencial para a nossa sobrevivência e de todos os seres vivos; desenvolver a iniciativa e a curiosidade, mantendo sempre o respeito com a natureza, respeitando a flora, a fauna e os objetos do mundo físico, que interferem na qualidade de vida do homem; observar as relações existentes entre o seu corpo com o meio ambiente e com os demais seres vivos; perceber as semelhanças e as diferenças entre as diferentes espécies vivas; reconhecer a importância dos alimentos para se ter uma boa saúde.
  • 2º Trimestre: Reconhecer a importância do ar para a nossa sobrevivência e dos seres vivos; desenvolver a iniciativa e a curiosidade, mantendo sempre o respeito com a natureza, respeitando a flora, a fauna e os objetos do mundo físico, que interferem na qualidade de vida do homem; desenvolver o interesse, a capacidade de perguntar, solucionar e compreender o meio em que vivemos; identificar as estações do ano; ampliar os conhecimentos sobre a vida dos animais; respeitar os animais como parte integrante do ambiente.
  • 3º Trimestre: Reconhecer a importância do solo para o plantio e sobrevivência do homem; desenvolver a iniciativa e a curiosidade, mantendo sempre o respeito com a natureza, respeitando a flora, a fauna e os objetos do mundo físico, que interferem na qualidade de vida do homem; observar e identificar os barulhos produzidos pelo nosso corpo, por objetos e outros materiais; diferenciar os diferentes tipos de materiais existentes; estimular o respeito à natureza e a necessidade de sua preservação, acompanhando as fases de desenvolvimento dos vegetais, conscientizando-se da necessidade do cuidar diário.


Linguagem Oral e Escrita

  • 1º Trimestre: Compreender o sistema de representação da escrita; ampliar as diversas possibilidades da comunicação; ampliar sua linguagem, respeitando sempre as diferenças individuais; desenvolver a oralidade e ampliar o seu vocabulário; capacitar o educando a ter uma melhor maneira de se expressar.
  • 2º Trimestre: Desenvolver a capacidade de expressão, interpretação, o prazer e interesse pela leitura ampliando os seus conhecimentos; compreender o sistema de representação da escrita; ampliar sua linguagem, respeitando sempre as diferenças individuais; elaborar textos coletivos; desenvolver a oralidade e ampliar o seu vocabulário.
  • 3º Trimestre: Desenvolver a capacidade de expressão, interpretação, prazer e interesse pela leitura; compreender o sistema de representação da escrita; ampliar as diversas possibilidades da comunicação; elaborar textos coletivos; ampliar sua linguagem, respeitando sempre as diferenças individuais; desenvolver a oralidade e ampliar o vocabulário expressando-se melhor.


Conhecimento Social

  • 1º Trimestre: Desenvolver a orientação temporal;Reconhecer o valor das informações adquiridas e saber interpretar conceitos básicos, como tempo e espaço, despertando a curiosidade para o presente, passado e futuro; conhecer a escola, os profissionais e suas funções; saber identificar e valorizar as diferentes profissões; identificar as principais datas comemorativas e conhecer os fatos nelas registrados.
  • 2º Trimestre: Identificar as pessoas da família; observar as diferenças das pessoas e onde vivem; interpretar imagens; saber identificar e diferenciar os produtos naturais e industrializados; identificar as principais datas comemorativas e conhecer os fatos nelas registrados.
  • 3º Trimestre: Saber identificar os diferentes tipos de meios de transportes; reconhecer a importância das diversas formas de comunicação; identificar e vivenciar situações sobre trânsito; identificar as principais datas comemorativas e conhecer os fatos nelas registrados.


Nível III

Conhecimento Lógico Matemático

  • 1º Trimestre: Ter noções de unidade; conhecer algumas formas geométricas; desenvolver a capacidade de solucionar problemas e situações matemáticas utilizando seus conhecimentos prévios; desenvolver a capacidade de seriação, conservação, classificação e cálculo mental de operações simples para resolver problemas do cotidiano; formular hipóteses; procurar novos processos para alcançar o resultado correto, com a utilização dos conhecimentos anteriores;
  • 2º Trimestre: Reconhecer a matemática como linguagem universal, necessária para nossa vida; ter noções de unidade e dezena; compreender a seqüência lógica dos numerais, contagem oral; reconhecer e quantificar corretamente os numerais; desenvolver a noção de espaço, tempo, quantidade, peso, medida.
  • 3º Trimestre: Ter conceitos de seriação, seqüência, conservação e classificação; compreender que a matemática é essencial para nossa localização no espaço; valorizar do dinheiro como produto do trabalho; reconhecer a presença da matemática em tudo que existe (forma dos objetos, produtos de consumo/supermercado).


Conhecimento Natural

  • 1º Trimestre: Despertar a curiosidade social e natural; conhecer o corpo, explorar suas habilidades físicas e compreender melhor seu funcionamento; respeitar e ter responsabilidade na utilização de recursos naturais; reconhecer a importância da água como fonte essencial para nossa sobrevivência e de todos os seres vivos.
  • 2º Trimestre: Conhecer e compreender o meio ambiente, sua relação com os seres vivos e seus fenômenos naturais; conhecer algumas espécies da flora, suas relações e diferenciações em relação às demais espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades.
  • 3º Trimestre: Conscientizar-se sobre a necessidade de preservação da vida; identificar a interdependência existente entre os seres vivos e meio ambientes; conhecer espécies de fauna; Conscientizar-se das atitudes relacionadas à saúde e bem estar do organismo.


Linguagem Oral e Escrita

  • 1º Trimestre: Desenvolver a atenção, concentração e memorização; perceber a importância da alfabetização, através do código linguístico; participar de diferentes situações de comunicação oral; participar em atividades recreativas livres dirigidas e jogos; participar em atividades de música plástica e cênica; utilizar várias formas de representação para expressar idéias; leituras e textos não verbais com o auxilio do professor; mostrar interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões;
  • 2º Trimestre: Desenvolver a coordenação motora fina; reconhecer a necessidade da língua escrita; representar os seus conhecimentos através da produção livre da escrita, de acordo com o seu nível de conhecimento línguistico; utilizar a linguagem oral sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas; fazer-se entender e procurar entender os outros; mostrar interesse por ler ou ouvir a leitura de textos literários, informativos, coletivos e outros; ampliar as possibilidades de comunicação e expressão; respeitar as colocações de outras pessoas; conhecer outras fontes de informações de linguagem escrita (jornais e revistas, livros, internet);
  • 3º Trimestre: Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão; elaborar perguntas e respostas, argumentar, explicitar ideias, narrar fatos, compreender a sequencia temporal e causal; conhecer outras fontes de informação de linguagem, escrita, jornais, revistas, livros, internet; adquirir e ampliar o vocabulario, interpretar histórias e fatos; compreender a importância da escrita e da representação de experiências, para conhecer e compreender o passado; despertar a curiosidade e o interesse em compreender a linguagem escrita.


Conhecimento Social:

  • 1º Trimestre: Despertar a curiosidade social; desenvolver a capacidade de formular perguntas, imaginar soluções, e compreender; conhecer e compreender a historia de sua vida e organização familiar; valorizar o seu nome, como parte importante de sua história.
  • 2º Trimestre: Valorizar a família, respeitando e colaborando (dia das mães); ter tolerância e amizade; compreender a sociedade em que vive e aprender a relacionar-se com as pessoas e seu ambiente cultural; saber situar-se no tempo e no espaço; conhecer e compreender o modo de ser, viver, trabalhar dos grupos sociais no presente e no passado.
  • 3º Trimestre: Compreender a interdependência e função dos indivíduos na sociedade; valorizar todas as formas de trabalho; respeitar a pluralidade de raças e culturas; repudiar qualquer tipo de discriminação e preconceito; conhecer, valorizar e preservar as diferentes culturas.