Você está aqui: Página Inicial / Alunos participam das atividades de Geografia do 2º semestre

Alunos participam das atividades de Geografia do 2º semestre

por fernanda.kian publicado 12/12/2019 17h21, última modificação 12/12/2019 17h21
Os conteúdos foram trabalhados pelos estudantes do Ensino Fundamental
Alunos participam das atividades de Geografia do 2º semestre

O livro “Trem da vida” - de Helena Guimarães – é uma narrativa em versos rimados que trata a noção do progresso trazido pelas linhas férreas às cidades do Brasil. No início o trem transformou os lugares por onde passou, mas depois houve a degradação ambiental e social. Após a leitura da obra, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental foram convidados a discutir e compreender a interiorização do país por meio das estradas de ferro e como a expansão mudou e afetou as cidades e as pessoas. Abordou-se também como o advento da indústria automobilística levou ao sucateamento das estradas de ferro do Brasil. Cada grupo de estudantes deveria apresentar um produto final que retratasse tudo o que foi aprendido com a leitura e as aulas expositivas sobre as relações dos modais de transporte no Brasil e a economia cafeeira e industrial, respectivamente.

Exposição Ligeira

É possível aprender mais sobre o relevo do país utilizando massinha de modelar? Foi assim que o 7º do Ensino Fundamental trabalhou o conteúdo de Geografia no 2ª semestre de 2019, com o professor Carlos Alberto. O educador discutiu sobre a água no Brasil, falou sobre os aquíferos Guarani e Alter do Chão e o Rio Amazonas, transformando este estudo em relevo com massinha de modelar.

Panfletos turísticos

Durante as discussões em sala de aula com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a Oceania/Austrália, os alunos pesquisaram sobre os aspectos naturais e apresentaram os resultados em um formato de panfleto turístico. O material foi exposto em um mural e foi apresentado como se cada grupo fosse uma agência de viagens.