Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Oficinas / Violão

Violão

por kesia.ventura publicado 03/12/2015 17h04, última modificação 16/12/2015 14h16

Prof. José Pascoal Mantovani Júnior

As inscrições para as oficinas extracurriculares devem ser realizadas no ato da rematricula/matricula na secretaria do colégio.
Obs: Sujeito a disponibilidade de vagas.

Sendo um dos instrumentos mais amados do Brasil, o violão facilmente conquista crianças, jovens e adultos. O aprendizado desse instrumento dentro da escola traz muita diversão e alegria ao ambiente escolar.

Destaca-se também a importância do contato e do aprendizado de um instrumento musical no que tange a cognição, ao psicomotrismo e a socialização da criança, contribuindo assim para uma plena formação do indivíduo.

O violão já provou por inúmeras vezes ser um instrumento muito versátil e festivo. Nas mais diversas ocasiões, é muito frequente encontrarmos uma grande roda em volta de uma única pessoa tocando um violão, cantando todos juntos a mesma canção com grande entusiasmo. Desse modo o violão virou símbolo de união, festividade e harmonia, além de contribuir imensamente no amadurecimento global da criança, pois os instrumentos de cordas são os mais indicados, além da prática regular do canto em conjunto.

Objetivos:

• estimular a audição, a concentração, a curiosidade e o prazer de aprender a tocar um instrumento musical;
  • desenvolver habilidades como autoconfiança, criatividade, comunicação e ritmo;
  • inserir no universo da linguagem musical, estimulando a despertar o lado criativo, conduzindo no aprendizado das técnicas relativas ao instrumento, bem como no aprendizado da leitura de partituras e cifras musicais, sempre focando a aplicação prática;
  • ampliar o repertório musical.