Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Qual é a Minha Compreensão do Mundo?

Qual é a Minha Compreensão do Mundo?

por admin publicado 02/12/2015 15h56, última modificação 03/12/2015 14h30

No mundo contemporâneo, não é mais possível pensar em educação sem falar em relaçes porque a vida acontece na interação com o outro, em que aprendemos e ampliamos a nossa visão de mundo.

Entre os muitos que se aventuram a compreender* as relaçes humanas, encontramos o Rei Salomão quando faz a seguinte prece a Deus: "Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?" (I Reis 3.9).

Ao pedir a Deus a graça de um coração compreensivo, certamente, Salomão concluiu que a compreensão era um dom do pensamento entre os muitos dons que um homem poderia desejar, pois torna a convivência humana mais leve e suportável para todos. E, sendo diferente do sentimentalismo e da burocracia, possibilita o verdadeiro sentido da convivência comunitária.

O dom da compreensão, também, foi traduzido por Hannah Arendt como a faculdade da percepção ou imaginação, como uma bússola interna que nos orienta no diálogo com a vida e o mundo, pois sendo a verdadeira compreensão um dom divino, ela alcança sem preconceitos e, com inteligência, a claridade e a escuridão que cerca os coraçes humanos. Esse sentido de compreensão articula diálogos incluindo a superação dos abismos entre os homens. Enfim, é a compreensão que nos permite repensar e recriar a realidade transformando as açes cidadãs em virtude pública.

Nesse sentido, a pergunta: Qual é a minha compreensão do mundo? Lembra-nos, a cada reinício de ano, da inclusão, dos nossos princípios, das questes referentes à participação de todos nos processos de ensino e aprendizagem, até porque, na vida cotidiana escolar e universitária, apreendemos que a centralidade do projeto político- pedagógico emancipador e democrático acontece nos limites das relaçes. E, aí, a súplica por um coração compreensivo feita por Salomão é parâmetro porque proporcionar a sabedoria com serenidade e justiça, para todos que lidam com a educação.

Horizontina Canfield - 10/ 01/ 2007

*Compreender: do latim comprehendere; conter em si; constar de; abranger; incorporar; englobar; incluir; alcançar com a inteligência; atinar com; perceber; entender; perceber ou alcançar as intençes ou o sentido de; entender (alguém); aceitando como é; dar-se conta de; perceber; ver; entender; ouvir; estar incluído ou contido; encerrar-se. Compreensão: do latim comprehensione; ato ou efeito de compreender; faculdade de perceber; percepção; conjunto das características gerais que formam um conceito e que são os atributos dos objetos designados por um termo. (Dicionário Aurélio/2000)

Ó, Senhor,
Não desejo penetrar a Tua profundidade,
Pois, de maneira alguma, posso comparar com ela a minha inteligência.
Desejo compreender a Tua verdade,
Mesmo que seja imperfeitamente,
Essa verdade na qual crê meu coração, e que Ele ama.
Não busco compreender para crer,
Mas creio para compreender.
Creio, porque se não cresse,
Não chegaria a compreender.

(Creio para Compreender de Anselmo de Cantuária)