Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Páscoa: Tempo de estar junto, tempo de cooperação!

Páscoa: Tempo de estar junto, tempo de cooperação!

por admin publicado 03/12/2015 14h30, última modificação 03/12/2015 14h30

“Em tua casa celebrarei a Páscoa...” (Mt.26.18)

A Casa na cultura e no pensamento dos povos orientais é rica em significados. Neste ano o nosso tema pascal é Páscoa: Tempo de Estar Junto. Contudo, pegamos um gancho no tema que fundamenta a vida didática e pedagógica escolar – “Educar em Cooperação” – para estender um pouco mais nossa reflexão. Por essa razão, o tema apresentado ficou configurado como se lê. Assim acentuamos a Casa aqui não como um espaço físico somente, mas um lugar de relações pessoais e interpessoais mais estreitas.

Casa, do grego oikos, indica um lugar de aliança e cumplicidade, de vivência e relacionamentos, de ajuda e companheirismo, de cooperação e solidariedade, de amizade e unidade, de respeito e honra, entre outros. Esse lugar é um espaço exclusivo, onde a família desenvolve suas experiências fundamentadas por procedimentos éticos, morais, sociais e espirituais, orientando os indivíduos que fazem parte desta instituição.

É nesse contexto que Jesus Cristo expressa sua vontade de celebrar a Páscoa com seus discípulos e com a família que os acolhem, antes de concluir sua missão terrena. Ele sabe que a Casa também é lugar de qualidades pessoais, compreensão, diálogo e responsabilidades.

Tendo consciência desses aspectos, os habitantes da casa, a partir do sentido da Páscoa, podem viver juntos, com suas diferenças e virtudes, desfrutando o bem-estar comum. Quando faltam as virtudes que são as qualidades de cada um, a vida na casa não se sustém. Ela sai do necessário para o desnecessário e destrutível. É preciso que virtudes e diferenças sejam canalizadas para a cooperação no exercício da missão familiar dentro da sociedade e, assim, não saia do necessário.

A Páscoa, celebrada corretamente na Casa, reafirma alguns princípios bíblicos relacionados ao convívio nesse espaço de relações. Isso conduz os seus habitantes à vivência familiar que há de ter sempre presente a interação, a integração e a cooperação. Os resultados óbvios serão um revestimento de amor, misericórdia, bondade, humildade, mansidão e longanimidade; um espírito de suportar-se um ao outro e ser apoio um do outro; a continuidade de um espírito de perdão; a presença, acima de tudo, de um amor humano, típico do amor divino, dadivoso, desinteressado, perdoador e sacrificial, não centralizado em si mesmo, mas no outro e em Jesus; ser um instrumento reconciliador e pacificador, tendo o Jesus ressuscitado como centro; o habitar ricamente de Jesus na família, de sua Palavra e presença como autoridade, guia e princípio; ser o espaço de contínuo louvor, adoração e crescimento no conhecimento e na compreensão da Palavra; ter Jesus como a fonte dos pensamentos, das motivações e das ações; por fim, a aceitação das responsabilidades inerentes a cada um.

A Páscoa é o momento de comemorar a ressurreição de Jesus. Após passar pela dor da traição de seu discípulo e pelo sofrimento físico da crucificação e morte, Ele ressuscita. Para nós significa que mesmo em meio às dificuldades do dia-a-dia, a vida continua. Podemos nos apoiar como família e nos alegrar juntos!

Feliz Páscoa