Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / ICTUS (em grego) - JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS SALVADOR

ICTUS (em grego) - JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS SALVADOR

por admin publicado 02/12/2015 15h56, última modificação 03/12/2015 14h30

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.

Carlos Drummond de Andrade
(Corpo. Editora Record. Rio de Janeiro, 1984, pág. 25)

-Somos seres de relaçes e, por isso, sentimos falta do outro!

-A falta deixa um vazio nos seres humanos porque somos seres de sentimentos. Por exemplo, a falta da pessoa amada leva-nos a buscar símbolos que expressem a ligação com o ente amado. Desta maneira, se a pessoa amada está ausente, ele/ela revê todos os dias a mesma foto... Lê o mesmo cartão...Ou ouve a mesma música mil vezes... A foto, o cartão e a música transformam-se em símbolos, segundo Nabor (2004; 8-13), será o "símbolo de um vazio que se instaurou na alma" de quem ama e sente a falta. Estes gestos repetidos, todos os dias, representam uma espécie de ritual. Como se fosse um ritual religioso porque religião vem do verbo latino religare.

-Neste contexto de Páscoa, os símbolos nos fazem pensar e lembrar e eles podem, através das suas histórias, ensinar-nos o significado deste período do calendário litúrgico que é a Quaresma (quarenta dias de preparação para a Páscoa - da quarta-feira de cinzas ao domingo de Ramos) e a Semana Santa (celebração da saída do povo do Egito e ressurreição de Cristo).

-A Páscoa é carregada de relatos de experiências, como as histórias do Antigo Testamento - dos anos em que o povo esteve no deserto (Êxodo 16.35), de Moises no Sinai (Êxodo 34.28) e, no Novo Testamento, a história da vida de Jesus.

-A Páscoa é carregada de muitos símbolos como: a cruz, o círio pascal, o ovo, a borboleta, o trigo, o girassol, o peixe, o pelicano, sementes e bulbos secos.

-A cada Páscoa, aqui na nossa escola, enfatizamos um símbolo. No ano passado, foi o girassol, lembram-se? Neste ano, o peixe é o nosso símbolo Pascal. Bem, peixe é peixe, em qualquer lugar e língua, mas transforma-se em um outro significado. Na língua grega, a palavra peixe é ICTUS e, para os primeiros cristãos, cada letra significava Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.