Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Família Hoje

Família Hoje

por admin publicado 02/12/2015 15h56, última modificação 03/12/2015 14h30

Família hoje é uma gama muito variada de configuraçes de grupos, em que são exercidas as relaçes primárias. É que aí existe o face-a-face, o olho-no-olho, o toque carregado de significado. Por isso, ela pode ser o céu ou o inferno, "fábrica de neuroses" ou lugar onde se desenvolvem personalidades sadias.

É fundamental, então, independentemente da configuração que assuma, que as relaçes sejam no sentido do desenvolvimento de pessoas íntegras, completas, em plena expansão de seu potencial humano.

Isso exige saúde mental. Se não cuidarmos desse aspecto, nossas famílias serão doentes. A humanidade já desenvolveu formas de exercer esse cuidado.

Enquanto Pastoral, podemos contribuir dizendo que, a expressão saúde deriva da mesma raiz da palavra salvação, e está diretamente relacionada à espiritualidade.

Desenvolver a espiritualidade é cultivar o sentimento de que estamos ligados à VIDA, no seu sentido mais amplo e profundo, de que não vivemos neste mundo por acaso, mas que há algo que nos liga ao infinito do universo e à totalidade do mundo e da vida. Esta experiência confere à pessoa um sentido para o viver e a sensação de que a vida vale a pena.

A partir daí, viver espiritualidade é desenvolver as características mais positivas do espírito humano - compaixão, amor, tolerância, capacidade de perdoar e solidariedade. Quem vive dessa maneira sente-se mais feliz e auxilia na felicidade dos outros. Por isso, a espiritualidade ajuda a melhorar a qualidade de vida.

No sentido cristão, espiritualidade é experimentar a nova comunhão com o Criador, possibilitada por Jesus Cristo. É olhando para Ele com fé, vivendo seus ensinamentos e inspirando-nos na sua vida que podemos experimentar a comunhão profunda com Deus, com o próximo e com a vida em toda a sua plenitude.

Dessa maneira, realizar a experiência da espiritualidade é uma forma de desenvolver relaçes mais saudáveis e, por isso, famílias mais saudáveis, independentemente da maneira como se constituam.

Rev. Luiz Eduardo
Coordenador da Pastoral Universitária e Escolar