Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Educar em Cooperação – Tema para 2008

Educar em Cooperação – Tema para 2008

por admin publicado 03/12/2015 14h30, última modificação 03/12/2015 14h30

Introdução

Educar em Cooperação é o tema escolhido para o trabalho pedagógico em 2008, nas unidades Metodistas dos Ensinos Fundamental e Médio, localizados em São Bernardo do Campo, Bertioga e Itapeva.

É um tema inspirador e que ao mesmo tempo desafia, pois exige empenho, esforço e compreensão de cada pessoa envolvida.

Educar em Cooperação é o processo que visa orientar as equipes pedagógica, técnico administrativa, os (as) alunos (as) e seus familiares para um estado de desenvolvimento coletivo na prática educativa no qual estão inseridos. Isso resulta em maturidade nas relações intra e interpessoais, levando-os a uma capacitação para a vida.

Fundamentação Bíblica

O texto bíblico escolhido para esse tema: “Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Sê forte” (Is.41.6), que trata , nesse contexto , sobre a importância da mútua cooperação na vida cotidiana. Com a prática da ajuda ao companheiro, as diferenças pessoais e profissionais , dentro do sistema educacional , serão compreendidas, respeitadas e valorizadas.

Justificativa

O principal foco da educação é a formação do ser humano para torná-lo devidamente consciente e responsável para atuação na realidade antropológica, social, política e econômica. Por essa razão, Educar em Cooperação é a ação tanto coletiva quanto individual da escola e da família , em favor do ser humano. É uma prática que implica na simplicidade das atitudes de ambas as instituições em seus espaços com o objetivo de estruturar o caráter e a personalidade humana.

Educar em Cooperação é mais abrangente em sua conceituação. Está relacionada a o acolhimento de todos: do diferente, do que pensa diferente, do especial, do hiperativo, da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso, do branco, do negro, do homem, da mulher, dos estrangeiros , etc.

Educar em Cooperação manifesta -se em cada abraço recebido, em cada palavra pronunciada e em cada gesto expressado.

Educar em Cooperação é um constante servir individual e comunitário. Servir um ao outro e aos outros. É a prática do amor, pois somente quem ama é capaz de servir incondicionalmente. Isso gera alegria e disposição para doar pelo todo, não apenas por alguns.

Educar em Cooperação permite que a escola e a família vejam tudo, e de todos os ângulos detalhadamente. Elas se tornam capazes de, além de fornecer os recursos básicos formadores, de dar e receber afagos de carinhos.

Educar em Cooperação implica em sentimentos e solidariedade com a dor e o sofrimento humano em todas as suas dimensões. É vivenciar sua desesperança que angustia a alma. É não virar-lhe às costas, nem tapar os ouvidos ao seu grito por socorro. Ao contrário, é ser capaz de ajudá-lo a aliviar o fardo.

Educar em Cooperação é exalar o cheiro da dignidade, da honra, do reconhecimento dos valores (éticos, morais e espirituais), da amizade, do companheirismo, do profissionalismo. Isto se dá através da paciência, sobriedade, persistência e esperança.

Conclusão

Educar em Cooperação está intimamente ligada às relações humanas desenvolvidas nos ambientes educacionais e familiares a qual requer práxis e não só teoria. Esse desafio não deve causar intimidação. A sociedade se qualifica, transforma - se e se torna melhor a partir do avanço da educação do ser humano. Assim, é possível o desaparecimento das atitudes excludentes, discriminatórias e preconceituosas.

Rev. Juarez Ferreira