Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / Reflexões / Diários de Motocicleta

Diários de Motocicleta

por admin publicado 02/12/2015 15h56, última modificação 03/12/2015 14h30

"Esta é a história de dois jovens que partiram em uma jornada aventurosa por todo um continente desconhecido, e essa jornada de descoberta tornou-se a de autodescoberta também.
Este é um filme sobre escolhas emocionais e políticas que precisamos fazer na vida.
É também sobre amizade, sobre solidariedade. Finalmente, é sobre encontrar um lugar no mundo".

Walter Salles, diretor.

Novo semestre...Recomeçar significa continuar e perseverar, a fim de que possamos caminhar para mais um final de ano. Neste período de descanso, algumas atividades me marcaram, principalmente, o fato de ter assistido ao filme Diários de Motocicleta. Um momento da história foi muito significativo, quando o Che, no dia do seu aniversário, atira-se no rio e vai comemorar essa data tão importante com a comunidade de hansenianos. Alguns podem argumentar que isso não significa muita coisa. Mas, aí um jovem faz uma opção radical: olha para o outro e é solidário!
Estamos condenados da mesma forma como os homens, mulheres, jovens e crianças estiveram, no passado e estarão no futuro, a entrar em esquemas de cooperação, se quisermos sobreviver.
O desafio deste início de semestre está posto: ou interagimos formando uma comunidade plural que olha, chora, ri e ama o outro, ou continuamos separados em incluídos x excluídos.
Querido aluno, você está sendo desafiado a, diariamente, procurar jeitos mais eficazes para fazer triunfar a cooperação sobre a carência... Comece na sua sala de aula... com o seu colega... seu professor... com os funcionários... coordenadores... com todos.
Através de um bate-papo... de um texto... das aulas de Português... História... Física... até chegar numa comunidade de crianças de rua...de idosos solitários... de jovens abandonados...
Cada criança e cada jovem trazem a renovação para o nosso mundo porque possuem a possibilidade de recriá-lo com novas açes. São açes milagrosas, iguais as da criança de Belém, porque ela ergueu a voz no presente e anunciou o futuro. São a fé e a esperança anunciadas nos Evangelhos, através da "boa nova", que as crianças e os jovens, porque são uma nova geração, podem realizar para estabelecer a cooperação no mundo.
Uma ação milagrosa deve ser a opção pela cooperação... pela solidariedade, neste semestre educacional!

Horizontina Canfield
Pastoral Escolar