Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Feira de Profissões leva estudantes a ambientes de trabalho e tirar dúvidas sobre áreas de formação

por marcello publicado 03/07/2018 17h57, última modificação 03/07/2018 17h57
Simulação de um júri - clique para ampliar

Sala do júri, clínica odontológica, estúdios, clínica de diversos núcleos da saúde. Estes foram alguns dos ambientes que os alunos do Ensino Médio conheceram de perto na segunda edição da Feira de Profissões do Colégio Metodista, que aconteceu no dia 21 de junho. Na ocasião, professores e coordenadores de cursos de graduação da Universidade Metodista de São Paulo estiveram no Colégio para dialogar com os estudantes e explicar como atuam os profissionais das diversas áreas.

Pouco antes, no início da mesma semana, os alunos já haviam participado de uma palestra que tratou das atuais tendências do mercado de trabalho e agora foi o momento de vivenciar mais na prática o universo de algumas profissões. Antes de tudo, diversas estações foram dispostas nas salas de aulas para que os docentes da universidade pudessem falar sobre os cursos, no quê o profissional é habilitado e em que tipos de locais e empresas ele pode trabalhar, além das diversas atividades que pode realizar com tal formação. Este também foi o momento que os alunos aproveitaram para tirar algumas dúvidas.

Segundo a orientadora educacional do Colégio, professora Soraya Reyes, “o grande diferencial deste evento é ter a disponibilidade do campus  universitário, onde os alunos conhecem e vivenciam a prática profissional em um ambiente formador e real de trabalho”. Pois foi exatamente este o passo seguinte da Feira. Depois dos diálogos, os estudantes foram encaminhados à Universidade Metodista e visitaram diversos ambientes, nos quais também puderam participar de uma oficina, simulando as atividades das profissões.

Na sala do júri, alunos assumiram a posição de advogados de defesa e acusação, jurados e público, simulando um julgamento, com apoio de estudantes do curso de Direito, que os auxiliaram a conduzir todo o processo, que tinha até mesmo uma juíza e réu. Na clínica de Odontologia, eles puderam acompanhar o procedimento para a produção de dentaduras e próteses. Já nos estúdios de Rádio, TV e Internet, puderam simular a apresentação de um telejornal e ainda conhecer os bastidores da produção jornalística, com tudo o que é envolvido por trás das câmeras e edição das reportagens.

Nesta edição da Feira de Profissões, diversas áreas foram apresentadas, como: Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Tecnólogo em Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gestão em Recursos Humanos, Jornalismo, Letras, Letras – Tradutor e Intérprete, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Sistemas de Informação, entre outros.