Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes plantam mudas de árvores em atividade realizada pela Ecovias

Estudantes plantam mudas de árvores em atividade realizada pela Ecovias

por marcello publicado 03/06/2019 16h58, última modificação 03/06/2019 17h20
Estudantes plantam mudas de árvores em atividade realizada pela Ecovias
Estudantes foram convidados para plantar mudas de Ipê Amarelo - clique para ampliar

Quando se fala em “cuidado para com o meio ambiente”, não se trata apenas do tema do ano 2019 do Colégio Metodista. A temática, na verdade, deve ser praticada por toda a vida e, assim, uma equipe da Ecovias realizou uma atividade especial, que tem tudo a ver com o tema do Colégio, com alunos e alunas da Educação Infantil, 3ºs, 4ºs e 8ºs anos. A equipe apresentou o programa “Viveiro de Mudas nas Escolas”.

O “Viveiro de Mudas” é um projeto educativo, no qual os biólogos Wilson Siqueira e Luiz Felipe Chacon explicam e mostram aos estudantes a diversidade da flora da região e sua importância, por exemplo, as árvores ciliares que, como os cílios dos olhos, protegem os rios os quais elas margeiam de impurezas, além de ajudar a evitar que transbordem. Os biólogos ainda deram exemplos de desastres ambientais ocorridos em razão do corte das árvores, para melhor ilustrar a relevância da situação.

Os profissionais também reforçaram as lições de conscientização sobre evitar o descarte de lixo na natureza, em rios e outros locais inapropriados e também demostraram imagens com os efeitos do descarte inadequado no meio ambiente. Entre tantas situações abordadas, eles citaram os diversos problemas de se jogar saco de plástico em locais inadequados, entre eles, o mar. Neste momento, a aluna Catarina, do 4º ano, fez um importante comentário: “é perigoso jogar plástico no mar, porque as tartarugas e outros animais confundem com água-viva e acabam comendo e morrendo engasgados”, comentou a estudante.

Mas a atividade não ficou apenas na conversa. Após as palestras, os estudantes dos 3ºs, 4ºs e 8ºs anos eram convidados pela equipe da Ecovias para plantarem mudas de árvores no campus da Universidade Metodista em um incentivo a não apenas evitar o descarte incorreto de lixo, mas também ter ações que ajudem a natureza a prosperar. Até alguns estudantes da “Roberts Wesleyan College”, que estavam presentes em razão de um programa em parceria com a Universidade, quiseram participar da atividade. As mudas são de Ipê Amarelo e ajudarão a enfeitar o local. Já as turmas da Educação Infantil receberam pequenas mudas de alface, couve e manjericão para serem plantadas na horta do Colégio, as quais serão cuidadas pelos alunos e ainda vão compor uma bela salada.

Confira as fotos da atividade.