Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 9ºs anos participam de aula de Química com conteúdo do Ensino Médio

9ºs anos participam de aula de Química com conteúdo do Ensino Médio

por marcello publicado 28/06/2018 18h20, última modificação 29/06/2018 18h21
9ºs anos participam de aula de Química com conteúdo do Ensino Médio
Clique para ampliar

O primeiro semestre de 2018 está se aproximando do final e, desde já, os alunos dos 9ºs anos, que mesmo ainda tendo outro semestre inteiro pela frente, começaram a ter uma vivência mais próxima ainda do Ensino Médio. No dia 28 de junho, as turmas se reuniram no Laboratório de Química do Colégio Metodista e tiveram uma aula típica do Ensino Médio nesta disciplina, com o professor Adriano Picolo, docente do futuro segmento educacional dos estudantes.

O ambiente até já é conhecido pelos alunos, em razão de algumas atividades de Ciências, mas novidades foram trazidas. Bico de Bunsen, pinças e vidro de relógio foram apenas alguns dos instrumentos apresentados, para a realização do experimento prático proposto. O objetivo da aula era a um teste de chama para descobrir elementos químicos. Os próprios estudantes precisaram pegar diferentes tipos de sais e queimá-los nos Bicos de Bunsen (devidamente acesos e monitorados pelo professor Luís Gustavo Alves, que de apoio na atividade), para a partir da cor que as chamas ficavam, poderem constatar os elementos componentes daquele sal.

De acordo com o professor Adriano, esta foi uma demonstração de parte do que é abordado em aulas no Ensino Médio e uma forma dos alunos dos 9ºs anos já se ambientarem com o segmento em que eles estarão a partir do próximo ano. Pouco antes de realizarem o experimento, o docente conversou com os alunos e, além de aulas como esta que tiveram, contou a eles sobre os diferentes projetos que os aguardam, como Iniciação Científica, que os preparará para o ambiente universitário e de pesquisa, Empreendedorismo, que já traz uma iniciação na vida profissional, entre outros.

A empolgação demonstrada pelos alunos ao observarem e analisarem cada reação dos sais deixou claro que além de aprenderem um conteúdo novo, eles se divertiram.