Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Cotas Raciais” é tema de debate no Ensino Médio

“Cotas Raciais” é tema de debate no Ensino Médio

por marcello publicado 08/06/2017 18h43, última modificação 05/09/2017 15h33
“Cotas Raciais” é tema de debate no Ensino Médio
Clique para ampliar

Os alunos do Ensino Médio participaram de mais um encontro do “Argumentação sem chavão”, uma séria de debates sobre temas complexos. Desta vez, a temática foi “Cotas Raciais” e não foi uma questão de “certo” e “errado”, mas principalmente, posicionar-se sobre este assunto discutido, muitas vezes com polêmica, pela sociedade.

As cotas raciais são ações afirmativas aplicadas em alguns países com a finalidade de diminuir as disparidades econômicas, sociais e educacionais entre pessoas de diferentes etnias raciais, em especial com relação ao ingresso em universidades públicas e concursos públicos. No Brasil, as cotas começaram a ser aplicadas por instituições públicas em 2000, mas foram sancionadas como Lei em 29 de agosto de 2012. Explicadas por muitos como uma forma do País pagar dívidas históricas por erros cometidos no passado contra etnias, elas invariavelmente são abordadas de forma polêmica, com muitos políticos e cidadãos se posicionado a favor e muitos outros contra.

Para fomentar o debate, a professora Andréa Antonialli e o professor Pedro Luiz Pantaleão Filho, que conduziram o encontro, apresentaram alguns vídeos com diferentes posicionamentos. Dentre eles, destacamos alguns:

O filósofo e escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé é um dos intelectuais que expressam sua opinião sobre o tema, posicionando-se de forma contrária:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

O historiador brasileiro Leandro Karnal, também aponta sua opinião e seu posicionamento é a favor:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

Após a exibição dos vídeos, os alunos também puderam debater a problemática da situação social no Brasil e também se posicionarem sobre o tema (que preservaremos as opiniões pessoais dos estudantes). No entanto, mesmo havendo pareceres favoráveis e contrários, o grupo teve um consenso sobre a necessidade do Brasil rever o investimento em sua base, como educação, saúde e avanço econômico, direito de todo cidadão brasileiro, mas que não tem sido priorizada.

E você, qual sua opinião sobre a Lei de Cotas Raciais?

Confira as fotos do debate (passe o mouse para avançar as fotos):

Debate sobre Cotas Raciais - Ensino Médio - 2017

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.