Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Médio / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

por kesia.ventura publicado 08/12/2015 13h50, última modificação 16/12/2015 14h36

A nossa proposta curricular do Colégio Metodista é diferenciada: trabalhamos todo conteúdo do Ensino Médio em dois anos e meio. Para isso, em cada disciplina, além dos livros didáticos, os estudos são complementados com livros paradidáticos, selecionados de acordo com os objetivos de aprendizagem e os professores disponibilizam atividades complementares no Portal Educacional.

Educação Física

As aulas de educação física acontecem no período da tarde, uma vez por semana, e cada aluno pode escolher uma das modalidades oferecidas: futsal, vôlei, basquete, natação ou academia.

Línguas

Para que nossos alunos tenham condições de inserção em um universo mais amplo, trabalhamos com a concepção de excelência em línguas. A estratégia utilizada durante as aulas é a organização das turmas por nível de competência linguística, além da possibilidade de participar de exames de certificação internacional em Espanhol e Inglês e a realização de intercâmbios.

Plantão de dúvidas

Com o objetivo de desenvolver habilidades fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, bem como favorecer o aproveitamento escolar, oferecemos plantões de dúvidas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, no período da tarde. A finalidade é intensificar o atendimento individual frente aos objetivos propostos que requerem maior atenção, sendo uma oportunidade a mais para ampliação de conhecimentos. Essa proposta de trabalho é um diferencial em nossa escola. As necessidades decorrentes das particularidades individuais podem ser contempladas por explicações individualizadas e em pequenos grupos.

Preparação para os Processos Seletivos

A preparação para os processos seletivos inicia-se já no primeiro ano do Ensino Médio com a realização de simulados trimestrais, resolução comentada em sala de exercícios de universidades públicas e renomadas universidades particulares. No segundo semestre do terceiro ano, essa preparação se intensifica, adotamos um material apostilado para revisitarmos todo o conteúdo estudado no Ensino Médio, os simulados passam a ser mensais e trabalhamos com plantões de dúvidas de todas as disciplinas no período da tarde.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A avaliação é compreendida como processo contínuo e qualitativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando em consideração as habilidades propostas no desenvolvimento do trabalho escolar. Nesse processo, são considerados os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de forma a garantir a consecução da Proposta Pedagógica do Colégio.

O colégio adota escala de referência de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, graduada de um em um décimo para exprimir os resultados do processo avaliativo dos alunos.

A média trimestral e a média final consideradas para aprovação é 6 (seis inteiros).

Na avaliação escolar, serão utilizados diferentes instrumentos, levando-se em consideração as características da área de conhecimento e das possibilidades de expressão do aluno, elaborados pelo professor sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Direção da Escola. Para as atividades diversificadas, serão elaborados conjunto de critérios que avaliem os aspectos cognitivos e atitudinais dos alunos.