Atividades
Para contribuir com a formação global de nossos alunos, são realizados projetos interdisciplinares tais como a Semana Literária e o Projeto Interligando as Ciências (PIC).
Semana Literária
A leitura é grande fonte de conhecimento, ludicidade, pluralismo, consciência social, e vivência compartilhada com o mundo real ou imaginário, construção de opinião, apropriação da língua materna, fantasia, prazer e exercício crítico como cidadão atuante. Formar um indivíduo com todas essas oportunidades é dever do educador e da instituição educativa.
Objetivos do projeto
- Favorecer, através dos diferentes estilos e gêneros literários, o “despertar” da criação, da imaginação, da sensibilidade, da ludicidade e da oralidade.
- Promover atividades que colaborem para a formação de leitores, desenvolvendo o hábito e o prazer da leitura.
- Expandir as referências culturais a partir do conhecimento da obra de diversos escritores e ilustradores e do contato com eles/elas.
Projeto Interligando as Ciências (PIC)
O PIC é uma proposta curricular inovadora na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que busca promover o trabalho integrado dos aspectos e conceitos comuns às áreas da Física, Química e Biologia visando a desenvolver no nosso aluno habilidades que favoreçam o seu desenvolvimento integral. Os seus objetivos são:
- Desenvolver da curiosidade e do interesse pela investigação.
- Integrar as áreas da Ciência e suas Tecnologia
Iniciação Científica
A disciplina Iniciação Científica tem como proposta despertar nos alunos do 2o ano do Ensino Médio o interesse pela pesquisa científica e o compromisso com o uso responsável da tecnologia. São apresentados aos estudantes temas de relevância social de maneira a instigá-los e questioná-los quanto à resolução de problemas de forma criativa. O estudante desenvolve seus projetos a partir da metodologia científica e os princípios da comunicabilidade, elementos que contribuem para a percepção da interdependência entre ciência, tecnologia e comunicação. Como produto final da disciplina, os alunos apresentam o trabalho para uma banca examinadora de professores e no Congresso da Universidade Metodista.
Iniciação Científica: FAZENDO CIÊNCIA!
Durante todo o ano letivo, os alunos dos 2os anos do EM cursaram a disciplina de Iniciação Científica. Em sala de aula, os alunos aprenderam de que maneira é possível construir novos conhecimentos utilizando-se das etapas do Método Científico e, ao final das aulas, compreenderam a importância dessa atividade para nossa sociedade.
Após se apropriarem de conhecimentos e habilidades especificas grupos com aproximadamente 5 alunos foram formados para colarem a “mão na massa”! Orientados pelos professores Luis Gustavo Alves e Adriano Picolo, os alunos foram continuamente instigados a refletirem sobre problemas contemporâneos, situações possíveis para um futuro próximo e outros assuntos curiosos da natureza.
A partir de então, os alunos escolheram os temas que tinham interesse de investigar e elaboraram projetos de pesquisa que envolveram tanto ciência quanto engenharia.
Os alunos desenvolveram suas investigações, baseando-se nas etapas do método científico. Após concluírem suas pesquisas e elaborarem seus projetos escritos, passaram a construir a parte prática ou experimental para testar ou refutar suas hipóteses, sob orientação contínua dos professores especialistas.
Após a realização do trabalho, no dia 28 de Outubro de 2015, os grupos apresentaram seus projetos oralmente para uma banca avaliadora composta por professores da Universidade e pesquisadores científicos que teceram suas considerações e sugestões para cada equipe.
A próxima etapa do projeto consiste na apresentação de seus trabalhos sob a forma escrita (monografia) e de painel científico, que serão expostos pelos grupos no dia 11/11/2015, durante a sessão de Pôsteres do XVIII Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo.
Além da apresentação oral para a banca avaliadora e a exposição de seus dados no Congresso Metodista, cada grupo produziu uma monografia dentro de todos os padrões e formatos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e a apresentará aos professores orientadores como mais um requisito de avaliação de sua produção científica ao longo do ano.
Os projetos dos alunos envolvem temas relativos ao eixo de Ciência, Tecnologia e Sociedade e se propuseram a estudar fenômenos naturais, genética e clonagem, meio ambiente e processos químicos e físicos envolvidos em diversas circunstâncias presentes cotidianamente em nossas vidas. Essa iniciativa do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo possibilitou aos alunos dos 2os anos do Ensino Médio a oportunidade de aprender temas pelos quais se interessaram enquanto fizeram ciência com as próprias mãos!
DESAFIO BOVESPA
Colégio Metodista fica em sexto lugar entre 210 escolas no Desafio Bovespa
Durante o mês de novembro, a BM&F Bovespa, Bolsa de Valores de São Paulo, realizou a etapa final do Desafio Bovespa. O Colégio Metodista de São Bernardo do Campo participou da edição de 2015 com um grupo de alunos do Ensino Médio que, entre 210 escolas particulares e públicas participantes, ficou em sexto lugar geral.
Os estudantes do terceiro ano Lucas Almeida dos Santos, Maria Eduarda Sarti Macorano, Matheus Augusto Araujo e as do segundo ano, Ohana Castro Scarpin e Mirella Casagrande Jorge foram os “agentes de investimento”. Eles tiveram o apoio da professora Joyce Caetano, que foi a orientadora. Na fase eliminatória, Mirella precisou se afastar do concurso por motivos de saúde, mas, mesmo com o desfalque, o grupo persistiu e manteve-se firme na disputa, chegando à fase final.
O Desafio Bovespa é a única competição educativa que ensina teoria e prática do mercado de ações e não é porque é direcionada aos estudantes da Educação Básica que é simples. É necessário entender, sim, sobre o mercado financeiro. Por isso, como explicou a coordenadora do Ensino Médio do Colégio, professora Carla Battaglioli, “os alunos fizeram um curso preparatório on-line, que foi oferecido pela Bovespa”. O curso é sobre educação financeira e ensina conceitos básicos do mercado de finanças.
A cada eliminatória, 35 escolas competem entre si e a cada rodada, as cinco escolas que garantem a melhor rentabilidade da carteira virtual de ações se classificam para a grande final da disputa.
Ainda antes da etapa inicial do desafio, o próprio Colégio realiza uma seleção rigorosa. “Os professores escolhem a equipe, mediante o rendimento e o envolvimento dos alunos com as atividades escolares”, contou a professora Carla.
Feito o curso, os alunos participaram da eliminatória, quando fizeram uma avaliação sobre o que foi explicado no curso, mas agora sem a participação da professora orientadora e a nota obtida foi o “valor virtual”, que os competidores utilizam para realizarem os investimentos no desafio. Na sequência, veio a etapa principal, a prática. Utilizando estações computadorizadas no estabelecimento da BM&F Bovespa, as equipes foram responsáveis pelo investimento do “valor virtual” conquistado na primeira etapa da competição, montando sua própria carteira de ações. Este foi o momento que todos os participantes classificados melhor puderam mostrar o que aprenderam.