Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Fundamental II / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

por kesia.ventura publicado 08/12/2015 13h00, última modificação 16/12/2015 14h06

ESPAÇOS DIFERENCIADOS

Nas aulas, o professor de cada disciplina é responsável por organizar o tempo, o espaço e os grupos de trabalho para as diferentes atividades. Os professores agrupam os alunos de acordo com o objetivo da atividade proposta, podendo trabalhar individualmente, em dupla ou em pequenos grupos, possibilitam a troca de informações e a expressão do pensamento.
Também diferentes espaços da escola são utilizados para o desenvolvimento das aulas, como os Laboratórios de Informática e de Línguas, os Laboratórios de Física e de Biologia, as Salas Multimídias, as Salas de Mídia Interativa, o Laboratório de Mídias Digitais, a Biblioteca, o Campus da Universidade e outros que o professor considerar enriquecedor para o efetivo aproveitamento da aula.

MATERIAIS DIDÁTICOS

Os materiais curriculares de apoio ao processo ensino-aprendizagem são diversificados. Em cada disciplina, além dos livros didáticos, são complementados os estudos com livros paradidáticos, selecionam-se de acordo com os objetivos de aprendizagem as atividades disponíveis no Portal Educacional. Vários professores disponibilizam atividades para revisão e aprofundamento dos estudos em seus Blogs.
O caderno de classe tem função importantíssima no contexto escolar, pois é um documento do processo de aprendizagem, que revela a evolução do aluno, ao mesmo tempo em que ele registra as aulas e as atividades de ensino. Em todas as disciplinas os alunos são orientados e supervisionados na realização dessa documentação com ordem e clareza, de modo que o caderno possa ser um instrumento de apoio para revisão e os estudos diários fora da escola.

HÁBITOS DE ESTUDOS E LIÇÕES DE CASA

Estudar não é somente fazer as lições de casa propostas pelo professor. É esperado, a partir de orientações, que os alunos dediquem por volta de uma hora e meia a duas horas diárias para o estudo em casa, incluindo a realização das tarefas escolares propostas, atividades de estudo e revisões autônomas, assim como leituras indicadas pela escola e as de livre escolha.
A organização é essencial no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno que agenda seus deveres de casa e os realiza com pontualidade, tende a um melhor aproveitamento nesse processo.
Com o objetivo de auxiliá-lo nessa organização, orientamos sobre a importância da continuidade das atividades em casa e fixamos na sala uma Agenda Mensal que tem a função de orientar sobre as atividades do mês, possibilitando uma reorganização individual, a fim de evitar acúmulo. Também lançamos diariamente no Portal Educacional as tarefas de casa para acompanhamento dos pais.

ATIVIDADES EXTRACLASSES

As atividades extraclasse são organizadas para que o estudo esteja próximo da realidade, e que o aluno possa utilizar procedimentos próprios das disciplinas envolvidas como: observar e registrar, entrevistar, fotografar e ainda propiciar novas situações de convivência e utilização de espaços diferenciados.

Atividades:

• Oficinas Preparatórias para Olimpíada de Matemática do ABC e Olimpíada Brasileira de Matemática
  • Violão
  • Robótica
  • Judô
  • Ginástica Artística
  • Futsal
  • Xadrez

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A avaliação é compreendida como processo contínuo e qualitativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando em consideração as habilidades propostas no desenvolvimento do trabalho escolar. Nesse processo, são considerados os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de forma a garantir a consecução da Proposta Pedagógica do Colégio.
O colégio adota escala de referência de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, graduada de um em um décimo para exprimir os resultados do processo avaliativo dos alunos.
A média trimestral e a média final consideradas para aprovação é 6 (seis inteiros).
Na avaliação escolar, serão utilizados diferentes instrumentos, levando-se em consideração as características da área de conhecimento e das possibilidades de expressão do aluno, elaborados pelo professor sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Direção da Escola. Para as atividades diversificadas, serão elaborados conjunto de critérios que avaliem os aspectos cognitivos e atitudinais dos alunos.

APOIO PEDAGÓGICO

O Apoio Pedagógico do Colégio Metodista tem por objetivo desenvolver habilidades fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, bem como favorecer o aproveitamento escolar. A finalidade é intensificar o atendimento individual frente aos objetivos propostos que requerem maior atenção, sendo uma oportunidade a mais para ampliação de conhecimentos. Essa proposta de trabalho é um diferencial em nossa escola. As necessidades decorrentes das particularidades individuais podem ser contempladas por explicações individualizadas e em pequenos grupos. As áreas de conhecimento selecionadas para esse trabalho são Língua Portuguesa e Matemática, por acreditarmos serem elas estruturadoras do pensamento e da linguagem e refletirem nas demais áreas de conhecimento. O trabalho de Apoio Pedagógico é realizado no horário oposto ao das aulas regulares do aluno.