Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Fundamental II / Atividades

Atividades

por kesia.ventura publicado 08/12/2015 12h57, última modificação 16/12/2015 14h21

No Ensino Fundamental, o aluno está em uma fase de descobertas, por isso, o Colégio Metodista oferece projetos que permitem ao aluno se desenvolver enquanto sujeito e protagonista de seu processo de aprendizagem, além disso, os projetos contribuem para a construção de sua autonomia.

Objetivo
Ampliar o conhecimento de mundo desenvolvendo a criatividade e a criticidade diante de dilemas da humanidade.

PROJETO DE FORMAÇÃO: FUNDAMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Com vistas às habilidades necessárias para os desafios atuais, a matriz curricular pode contemplar espaços na escola para realização de atividades e/ou práticas que proporcionem aos alunos a possibilidade de desenvolverem competências cognitivas e socioemocionais para assim construírem uma formação integral.

Tais habilidades podem ser ensinadas e desenvolvidas em sala de aula, segundo estudos voltados a educação para o século XXI, realizados pela UNESCO e pela OCDE, com o intuito de atender a demanda atual e possibilitar o desenvolvimento integral do aluno, desenvolveremos com os alunos do Ensino Fundamental um projeto de formação que contemple as necessidades atuais focando no desenvolvimento da autonomia.

O projeto será pautado no aprender a viver contemplado o aprender a ser, a conviver, a participar e a habitar no mundo.

Na perspectiva freireana, a motivação para aprender emerge da consciência de uma situação problema em que se deve analisar criticamente.

Aprender é uma to de conhecimento da realidade concreta e não decorre da memorização, mas sim da Criticidade, da reflexão e do diálogo. É essencial que o aluno aprenda a viver, não a partir do seu ponto de vista, mas compreendendo a dimensão das relações humanas.

A partir da necessidade atual da sociedade, é urgente o desenvolvimento de tais habilidades, o número de adolescentes que não lidam com frustração, que não resolvem problemas e que se sentem frágeis e inseguros perante aos desafios de vida crescem de maneira assustadora.

Escola e família tem papel fundamental no processo de formação , buscando estratégias que os fortaleçam e os capacitem para enfrentar o mundo.

O Projeto surgiu devido à necessidade de preparar os alunos para enfrentar os dilemas da vida, transcendendo o que ocorre no espaço escolar para o seu cotidiano.

Considerando a importância de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, possibilitando a elaboração das próprias certezas, partindo de experiências concretas que possam promover a articulação entre a teoria e a prática.

Neste espaço serão desenvolvidas atividades que proporcionem aos alunos habilidades cognitivas e socioemocionais, através de atividades diversificadas que possibilitem a reflexão e ação em situações do cotidiano.

BRASIL DE TODOS NÓS

O projeto Brasil de Todos Nós tem como proposta promover o conhecimento do contexto socioeconômico e político do Brasil, desenvolvendo a análise crítica e a reflexão sobre as alternativas que possam atenuar ou resolver problemáticas atuais. Promove ainda a criatividade para que os alunos atuem como protagonistas em seu âmbito social.

O “Brasil de Todos Nós” é um projeto interdisciplinar, envolve as disciplinas de Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa sendo realizado a cada dois anos, alternando com a apresentação da Mostra Cultural.

MOSTRA CULTURAL

Uma maneira de trabalhar com os alunos de forma a motivá-los a refletir, a discutir, a pesquisar e a querer aprender e, mais ainda, a aprender a aprender.
Através deste projeto os alunos desenvolvem, estruturas para construção, exposição e/ou apresentação, buscando realizar um trabalho que permita uma compreensão mais ampla dos aspectos históricos e culturais sobre a sociedade em que vivem.

PASTORAL ESCOLAR

É responsável em acolher todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar, em realizar celebrações, devocionais e atendimento as pessoas em momentos de dificuldades.
Projetos do Ensino Religioso tem por objetivo possibilitar o aprendizado, partindo da vivência dos conceitos apreendidos, nas aulas de Ensino Religioso.

PROJETO ELO

Trabalha os ritos que marcam as passagens pelas várias etapas da educação, consciente deste importante período de vida escolar e buscando reforçar, nos(as) alunos(as), a construção da autonomia e a busca do conhecimento.

INGLÊS E ESPANHOL

Para que nossos alunos tenham condições de inserção em um universo mais amplo trabalhamos com a concepção de excelência em línguas. A estratégia utilizada é a busca de certificação internacional em Espanhol e Inglês e a realização de intercâmbios.

ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

A orientação Psicopedagógica é composta por duas psicopedagogas que atuam na interface escola/família, além da elaboração de projetos que levam a reflexão, auto conhecimento e principalmente ao desenvolvimento de habilidades e competências.

ASSEMBLÉIA E CONSELHO PARTICIPATIVO

O projeto Assembléia e Conselho Participativo permite a troca de diferentes pontos de vista, contribui para o desenvolvimento da autonomia, levando em consideração os fatores relevantes para decidir agir da melhor forma para todos, pois não pode haver moralidade quando se considera apenas o próprio ponto de vista.

PROJETO COM JOGOS DE REGRAS

A proposta com jogos realizada pelo Colégio, tem como objetivo tornar a aprendizagem significativa,para isso necessário que seja compreendido como um momento de aprendizagem onde o conhecimento é compartilhado, possibilitando aos alunos:

  • a construção
  • reflexão
  • resolução de problemas
  • tratamento de informação
  • alteração constante de prioridade
  • trabalho em equipe
  • tentativa e erro
  • planejamento e tomada de decisão

 

RODA DE CONVERSA

O trabalho de tutoria busca a construção de uma postura adequada de estudante perante a aprendizagem dos mais diversos conteúdos escolares. A vivência da tutoria traz metas e desafios e no final de um período temos a grandiosa sensação de bem-estar por mediar o crescimento e desenvolvimento do outro.