Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Fundamental I / Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

por kesia.ventura publicado 08/12/2015 12h17, última modificação 16/12/2015 14h05

Espaços Diferenciados

De acordo com os objetivos e programação para cada turma, as aulas também ocorrem em espaços diferenciados da escola, tais como:
Laboratório de Informática, Sala de Multimídia, Laboratório de Ciências, Sala de Mídia Interativa, Biblioteca, Sala de Leitura e Brinquedoteca.

Lição de Casa

As atividades para casa, que são diárias e abordam conteúdos importantes relacionados ao trabalho desenvolvido em sala de aula, devem contribuir para a formação de estudantes comprometidos com suas tarefas, preocupados com a qualidade de suas produções e responsáveis pela própria aprendizagem. A criança, nessa idade, necessita de ajuda com a finalidade de organizar o espaço em que vai trabalhar, para aprender a guardar seu material, para aprender a eleger o que fará primeiro e, se houver mais de uma tarefa, para gerenciar o tempo diário que destina à lição. Sentir-se apoiada pela família e pelo professor, nessa etapa escolar, irá contribuir para a sua postura de estudante nos anos subseqüentes.

Critérios de Avaliação

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A avaliação é compreendida como processo contínuo e qualitativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, levando em consideração as habilidades propostas no desenvolvimento do trabalho escolar. Nesse processo, são considerados os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais de forma a garantir a consecução da Proposta Pedagógica do Colégio.
O colégio adota escala de referência de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, graduada de um em um décimo para exprimir os resultados do processo avaliativo dos alunos.
A média trimestral e a média final consideradas para aprovação é 6 (seis inteiros).
Na avaliação escolar, serão utilizados diferentes instrumentos, levando-se em consideração as características da área de conhecimento e das possibilidades de expressão do aluno, elaborados pelo professor sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Direção da Escola. Para as atividades diversificadas, serão elaborados conjunto de critérios que avaliem os aspectos cognitivos e atitudinais dos alunos.

Aproveitamento

Em cada reunião de pais, a família é informada sobre o desempenho escolar de seus filhos ao final de cada trimestre, através de boletim individual, ficha de avaliação descritiva dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Além disso, o acompanhamento do desempenho do aluno pode ser feito em entrevistas individuais com a psicopedagoga e com a coordenadora pedagógica do segmento, quando a escola ou os pais julgarem necessário, consolidando a efetiva parceria entre a Escola e a Família para a formação educacional da criança.

Apoio Pedagógico

O Apoio Pedagógico do Colégio Metodista tem por objetivo desenvolver habilidades fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, bem como favorecer o aproveitamento escolar. A finalidade é intensificar o atendimento individual frente aos objetivos propostos que requerem maior atenção, sendo uma oportunidade a mais para ampliação de conhecimentos. Essa proposta de trabalho é um diferencial em nossa escola que acontece semanalmente, sendo realizada por uma professora em parceria com o professor(a) do(a) aluno(a). A professora responsável pelo apoio pedagógica busca ampliar as oportunidades que já são oferecidas em sala de aula, criando alternativas e estratégias para que o (a) aluno (a):

- vivencie horas de estudo dirigido;
- seja atendido em suas necessidades;
- sinta-se motivado a superar seus desafios.

Aulas Específicas

Contamos com professores especializados para realização das aulas de:

- Educação Física
- Ensino Religioso