Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Fundamental I

por admin publicado 03/12/2015 17h14, última modificação 05/08/2019 10h19

O Ensino Fundamental I tem por objetivo principal oportunizar a construção e a ampliação de habilidades e competências essenciais como: ler, escrever, calcular, refletir, criar, argumentar, pesquisar e dialogar, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de sua autonomia e autoria.

O Currículo se organiza como uma espiral, de maneira que os conceitos são revisitados com diferentes graus de complexidade em contextos diversos ao longo dos anos. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento.

Nessa etapa, o pensamento da criança passa por uma mudança qualitativa que amplia suas possibilidades de análise e reflexão, permitindo que a postura de estudante possa ser administrada com mais autonomia e organização. Ao mesmo tempo em que vão se apropriando dos conceitos nas diferentes áreas de conhecimento, vão aprendendo procedimentos de estudo desenvolvendo sua autonomia, tornando-se autores de seu processo de construção.

Amplia-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e regras da vida social e o desenvolvimento da autonomia, por meio de projetos e atividades que integram as diferentes áreas de conhecimentos, relacionando os conteúdos estudados ao cotidiano dos alunos.

A área de Linguagens compreende os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa

O trabalho na área da Matemática tem como propósito desenvolver a capacidade dos alunos de utilização dos conceitos trabalhados nos diversos campos - Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade, como ferramenta para a resolução de problemas nos diferentes contextos cotidianos. Além disso, por meio de situações significativas e contextualizadas, os alunos desenvolvem as competências de representar, comunicar e argumentar matematicamente suas ideias.

A área de Ciências da Natureza envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), como também de transformá-lo. Durante todo o Ensino Fundamental I, os alunos têm acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.

A área de Ciências Humanas tem como foco o desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal por meio de estudos e reflexões sobre a atuação do ser humano no espaço vivido nas diferentes circunstâncias históricas no passado e presente, possibilitando uma leitura geo-histórica dos fatos e uma ampliação da compreensão do mundo de maneira crítica e reflexiva. Por meio da problematização de vivências e experiências individuais e familiares, das trocas, da escuta e exploração de diversos ambientes e diferentes fontes históricas/ documentais, os alunos compreendam a si mesmos e àqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e as diferenças dos grupos sociais com os quais se relacionam.

Conforme vão adquirindo novos conhecimentos e construindo conceitos históricos e geográficos, os alunos passam a desenvolver sua formação ética, valorizando a cooperação e o respeito à coletividade.

O trabalho se desenvolve por meio das modalidades organizativas: projetos, sequência de atividades, atividades permanentes e ocasionais, tendo como estratégia, os trabalhos em grupo, discussões, os livros didáticos, as propostas baseadas em metodologias ativas.