Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Ensino Fundamental I / Atividades

Atividades

por kesia.ventura publicado 08/12/2015 14h13, última modificação 11/12/2015 09h39

Projeto Didático e Atividades Interdisciplinares

Festa da Matemática

Os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental realizam com suas professoras a Festa da Matemática. Durante esse evento, os alunos vivenciam o uso do sistema monetário vigente em nosso país, praticando troco, sistema bancário, compra e venda de alimentos e principalmente atividades que envolvem cálculos e desafios matemáticos, que revelam a curiosidade aguçada e envolvimento prazeroso de nossos estudantes. Nesse ambiente, os alunos colocam em prática os conhecimentos obtidos durante aulas.
A Festa conta também com salas temáticas, como a Cidade Matemática, onde os estudantes recebem uma profissão, um salário e uma despesa mensal, além do consumo de alguns produtos na banca de revista, no shopping, no mercado, na lanchonete e no correio.
O objetivo principal dessa proposta de trabalho é criar uma situação onde os alunos possam vivenciar cálculos e, assim, aproximá-los ainda mais da realidade.
Outras atrações também fazem parte desse evento como: Discoteca, Banco, Cinema, Sala de Jogos, além da possibilidade de comprar, vender e degustar doces, salgados, sucos e água.

Trabalho com regras / desenvolvimento da autonomia moral:

Há uma sólida fundamentação teórica sobre o “desenvolvimento da autonomia moral” para que possamos alimentar na criança “as regras interiores”, não a deixando dependente de “regras externas”, como as impostas por adultos e objetivando, também, que ela leve essas regras (visando ao bem de si, dos outros e do meio) a todo lugar que vá, em todo o tempo.

Possibilitamos à criança:

• Tomada de consciência de suas ações (entender os “porquês” e as conseqüências dos comportamentos).
  • Expressão de sentimentos por palavras (a importância da não-agressão, nem mesmo por birras).

Recreio Planejado

O objetivo é oferecer aos(às) alunos(as) proposta para o entretenimento, desenvolvendo-se atividades pedagógicas, organizadas, cooperativas, educativas. São atividades orientadas ou de livre escolha, buscando-se não descaracterizar o momento de intervalo. Algumas das propostas:

- Livros
- Jogos de tabuleiro