Você está aqui: Página Inicial / Pedagógico / Diálogo (pais e alunos) / Projetos / Roda de Conversa - Tabagismo e Inalantes

Roda de Conversa - Tabagismo e Inalantes

por fernando.zancope publicado 04/12/2015 10h25, última modificação 04/12/2015 11h09

O Colégio Metodista recebeu novamente o pedagogo Ricardo Galhardo Blanco, que conversou com pais. O encontro abordava o tema “Tabagismo e Inalantes” e ocorreu entre os dias 28 e 30 de setembro.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Por essa razão, Ricardo Galhardo, que é professor de Relações Humanas e Saúde e credenciado do Sindepol (Sindicato Nacional de Delegados de Polícia Federal), falou sobre os malefícios desse hábito e as conseqüências que podem trazer.

O professor Ricardo explicou que o uso indevido de drogas geralmente começa pelas drogas lícitas que são o álcool e tabaco. “Como educadores tentamos trabalhar no início, onde tudo começa. Por isso que as palestras têm esse foco mais no álcool e cigarro porque quando a pessoa chega na cocaína, no crack, no êcstasy , ela já está tão envolvida que não tem mais os vínculos, principalmente os familiares. Já não tem mais compaixão do sentimento do outro, está tão dependente, tão ‘escravo’, que ela não pensa em mais nada a não ser em ‘fazer a cabeça’, ela quer usar (drogas)”.

Sobre o motivo que levam tantos jovens e adolescentes ao consumo dessas substâncias, o professor Ricardo também explicou que “a experimentação das drogas está ligada a juventude querer mostrar maturidade, aparentar ser mais velho”. Ele também apontou que a influência muitas vezes vem da família. “Muitos pais têm a doença do tabagismo e às vezes, erroneamente, eles não colocam na ‘banca’ o sofrimento que isso causa e criam uma ilusão dizendo ‘eu paro quando eu quero’, quando na verdade já estão escravizados”.