Assembleia e Conselho Participativo
O contexto escolar favorece a construção da cidadania, tornando-os autônomos, capazes de se situar nas relações, comparando suas opiniões com as dos outros.
O respeito mútuo é essencial para o desenvolvimento da autonomia. Quando o indivíduo se sente respeitado na sua maneira de pensar e sentir é capaz de respeitar a maneira como o outro pensa e sente.
Segundo Piaget, as sanções de reciprocidade estão diretamente relacionadas com o ato que se deseja sancionar e com o ponto de vista do adulto, tendo o efeito de motivar a criança a construir por si mesma, regras de conduta através da coordenação de pontos de vista.
Na construção da autonomia tanto a coação como a cooperação são importantes. A coação se faz necessária para que a criança conheça as regras e tenha noções de bem e mal, certo e errado. Não se pode formular concepções sobre o desconhecido. É preciso passar por uma fase de obediência à autoridade, assim se constrói o espírito de cooperação, através do respeito mútuo e da reciprocidade.
As atividades em grupo são facilitadoras para a construção da autonomia, desta forma podem expor idéias e opiniões, discutir, ganhar e perder, enfim exercer o direito da democracia, vivenciando a cooperação, a reciprocidade e o respeito mútuo.
Puig propõe certas reformulações à teoria Piagetiana da construção da autonomia, inserindo a idéia de construção moral, o que inclui a autonomia. Essa construção propõe a adaptação dos indivíduos à sociedade e a si mesmos, a aquisição de normas básicas de convivência e o reconhecimento de seus próprios pontos de vista.
As assembleias são realizadas com alunos do Ensino Fundamental I e II e com os alunos do Ensino Médio são realizados os Conselhos Participativos conduzidos pelos professores.
A atividade acontece uma vez por mês, onde são discutidos temas atendendo a necessidade do grupo.
Fonte: Democracia e Participação Escolar – Josep M. Puig