Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar

por admin publicado 03/12/2015 17h22, última modificação 04/07/2019 10h08

A Pastoral Escolar e Universitária é responsável pela implementação, desenvolvimento e sustentação da confessionalidade em toda a Educação Metodista. Sua principal tarefa é apoiar, incentivar e desenvolver a missão do Reino de Deus, numa perspectiva cristã e solidária, referendada pela vida e missão de Jesus Cristo, enfatizando os atos de piedade cristã e os atos de misericórdia.

Nesse sentido, a confessionalidade e a identidade metodista estão incorporadas na prática da sala de aula de nossas instituições e possibilitam a expressão e a vivência de atitudes pautadas em valores, emoções e sentimentos, dentro do universo do Reino de Deus. Dessa forma, é perceptível a nítida expressão desses valores que se atualizam, no tempo e no espaço, no intuito de colaborar para a construção da educação dos nossos alunos, preparando-os para enfrentarem seus conflitos, suas dúvidas e expressarem seus sentimentos, de maneira a serem confrontados com as instruções e propósitos da Palavra de Deus.

As principais atividades da Pastoral são:

• Celebrações das datas da confessionalidade (Páscoa, Dia do Coração Aquecido, Dia Nacional de Ação de Graças e Natal);
  • Garantia do fortalecimento dos princípios da Igreja Metodista, responsável por confiar aos agentes o trabalho de Pastoral;
  • Atendimento, apoio espiritual e solidário aos docentes, discentes, colaboradores/as e seus familiares em situações de enfermidades, perdas e crises;
  • Realizações de devocionais bíblicas em salas de aula e nos diversos setores, bem como participação em reuniões oficiais das instituições, de acordo com o Regulamento das Pastorais Escolares e Universitárias;
  • Presença junto às Reitorias e Diretorias;
  • Acompanhamento, orientação e avaliação das Aulas de Ensino Religioso junto à docência.

Essas ações acontecem de forma criativa e construtiva, dando ênfase ao amor a Deus, ao próximo e à importância do cuidado com o meio ambiente, auxiliando na formação dos alunos a partir dos valores do Reino de Deus, bem como as Boas Novas do Evangelho de Jesus Cristo.

Para isso, são utilizados os documentos da Igreja Metodista (PVMI, Credo Social e Diretrizes para a Educação Metodista), a fim de ressaltar práticas relacionadas à formação de uma cidadania responsável.

A Pastoral acentua e diferencia a qualidade e responsabilidade das nossas instituições, especialmente quanto aos princípios cristãos e éticos, anunciados e vivenciados dentro e fora de sala de aula.