Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Turmas do 9º ano reproduzem experimento feito por Isaac Newton

Turmas do 9º ano reproduzem experimento feito por Isaac Newton

por marcello publicado 24/08/2018 17h31, última modificação 24/08/2018 17h37
Turmas do 9º ano reproduzem experimento feito por Isaac Newton
Clique para ampliar

Em uma aula prática de Física, os alunos dos 9ºs anos foram ao Laboratório ver de perto um experimento defendido por Isaac Newton, que certa vez explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal fato, Newton decompôs a luz com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas.

Faltava, no entanto, comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton. Já aqui no ambiente do Colégio Metodista, os estudantes toparam o desafio de produzir o disco.

Assim como Newton precisou fazer, os alunos, reunidos em grupos, produziram discos, tendo de vencer alguns desafios na área de Geometria, como a elaboração de um círculo dividido em 7 partes iguais; Artes, na seleção correta das cores; e Físicos, na fixação do disco.

O material é pintado com as mesmas cores que compõem o espectro da luz branca. Ao girá-lo com intensidade, a cor branca aparece uniformemente, devido à incidência de luz. Foi desta mesma forma que Isaac Newton concluiu a comprovação de sua teoria.

Com o experimento realizado pelos alunos, o resultado foi variado, permitindo que eles debatessem acertos e erros na produção do experimento, sempre em busca de pensar e rever métodos e técnicas.

A produção e resultados dos Discos de Newton  feitos podem ser vistos no vídeo:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.