Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto Minhocultura traz conceitos de gestão de resíduos e conservação do solo

Projeto Minhocultura traz conceitos de gestão de resíduos e conservação do solo

por marcello publicado 18/04/2018 13h20, última modificação 18/04/2018 13h20
Projeto Minhocultura traz conceitos de gestão de resíduos e conservação do solo
Clique para ampliar

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio começaram, recentemente, a trabalhar no Projeto Minhocultura, uma atividade prática que desenvolve conceitos sobre gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. O projeto complementa os estudos de zoologia de invertebrados com foco no filo dos anelídeos, que as turmas estão realizando na disciplina de Biologia.

“A minhocultura é uma atividade onde se utilizam minhocas para conversão e transformação de resíduos orgânicos em húmus. As minhocas aumentam a produtividade do solo, além de participarem de sua conservação”, explicou o professor Luis Gustavo Alves. O docente ainda contou que esta é uma prática adotada nos Estados Unidos desde a década de 1940 e utilizada mais recentemente no Brasil como estratégia para fertilização do solo.

A atividade com os estudantes consistiu na confecção de minhocários produzidos a partir da reutilização de caixas de feira e sacolas plásticas e o projeto, que se estende até o mês de agosto, é composto por diferentes etapas. Primeiro, foi a produção do recipiente para a minhocultura e seleção do material biológico (tipo de minhocas e quantidade). Na sequência, haverá a produção e organização das minhoculturas e, feitas estas etapas, os alunos desenvolverão e entregarão um trabalho escrito sobre classe oligoqueta.

Posteriormente, o produto obtido na minhocultura será utilizado na horta das crianças da Educação Infantil do Colégio Metodista. Para concluir, os alunos do projeto darão uma aula teórica e prática para as crianças da Educação Infantil sobre a biologia e importância das minhocas.

Assista ao vídeo feito pelo professor Luis Gustavo com os principais momentos do início do projeto:

Também é possível assistir e baixar o vídeo aqui.

Confira as fotos da atividade (passe o mouse para avançar as fotos):

Projeto Minhocultura - 3º ano EM - 2018

Também é possível acessar o álbum e baixar as fotos aqui.