Professores participam de capacitação com assessores da SOMOS Educação
Professores do Colégio Metodista participaram, nos últimos dias 21 e 22 de janeiro, de capacitações promovidas por assessores pedagógicos da SOMOS Educação, companhia responsável pelo Sistema de Ensino pH, adotado pela Instituição com a proposta de incorporar tendências pedagógicas ao ambiente de sala de aula e antecipar as necessidades educacionais de um mundo em constante transformação.
No primeiro dia de atividades, Marisa Garcia, da SOMOS, abordou as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como elas devem ser utilizadas no desenvolvimento do projeto pedagógico do Colégio. “Todas as escolas têm autonomia para adaptar o material à sua realidade. Agora que temos o BNCC, os materiais escolares ficaram muito melhores”, disse.
Na terça-feira (22), a professora Monica Primavera, assessora do Sistema pH, apresentou aos docentes do Ensino Médio os principais recursos oferecidos pelo Sistema, como calendário de atividades, planejamento, ferramentas tecnológicas e suporte 24 horas aos alunos. "O Sistema é estruturado para facilitar a vida do professor que está em sala de aula, trazendo todas as etapas pré-desenhadas para que eles possam adaptar a grade curricular da escola. Para os alunos é um material que não trabalha apenas com conteúdo físico, mas também com recursos digitais. Além dos exercícios das apostilas, eles também farão atividades por meio de tablets, computadores e celulares, trazendo a mídia digital, tão valorizada por eles, para o aprendizado", explicou.
Conhecido pela excelência acadêmica e pelo elevado índice de aprovações que seus estudantes obtêm no Enem e nos principais vestibulares, o pH também se caracteriza por oferecer um material moderno e eficaz, com conteúdo articulado e estruturado.
O professor Luciano Pereira, coordenador do Ensino Médio, destacou que a adoção do material agrega suporte aos professores e aproxima a abordagem pedagógica do Colégio às dinâmicas dos vestibulares e avaliações externas. "Esse é o grande diferencial para 2019: agregamos uma enorme equipe de professores, que pensam desde a elaboração dos materiais, suporte cotidiano para o aluno em casa – que terá tutores 24 horas à disposição, via internet – e também pequenos vídeos que fracionam e tornam o conhecimento mais assertivo", revelou. O docente ainda valorizou o fato das interações on-line trazerem uma visão nacional aos alunos e a intensificação de momentos avaliativos durante o ano.
A Semana de Planejamento 2019 ocorre até 29 de janeiro e promove diversas atividades pedagógicas para os professores do Colégio, que participam de palestras, oficinas, dinâmicas, avaliações e debates sobre o projeto educacional para o ano letivo.