Obras literárias requisitadas pela Fuvest são temas de série de palestras
Como parte das ações do Ensino Médio, um novo projeto da disciplina de Literatura teve início no dia 25 de março. A séria de palestras “Obras Literárias da Fuvest” é a novidade que os alunos contarão todo mês, sendo mais uma das formas de se prepararem para os vestibulares. Em cada encontro, um diferente autor e seus títulos previstos para a prova da Fuvest serão trabalhados. É válido lembrar que as obras indicadas por esta fundação são referências para outros processos seletivos.
Nesta primeira palestra, o professor Alan Nicoliche, que trouxe o projeto, conversou com os estudantes sobre os “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”.
Para iniciar, o docente relembrou com a turma o estilo Barroco, que teve início na Europa, no século XVII, em manifestações artísticas, literárias, na arquitetura e pintura. Assim, algumas obras artísticas foram exibidas e até mesmo um trecho da peça “Primavera”, parte da obra “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi, que tem em sua composição e execução musical as características vibrantes, cheias de variações, típicas do Barroco.
Os alunos se engajaram e interagiram na conversa sobre o tema, colaborando bastante para o diálogo que relembrou e trouxe melhor compreensão sobre Gregório de Matos, autor brasileiro do estilo Barroco que viveu de 1636 a 1695. Gregório, que na verdade nunca publicou um livro, mas teve seus poemas selecionados por biógrafos e publicados posteriormente, destacou-se por sua poesia Satírica, Lírica Amorosa e Religiosa. Na finalização, os estudantes fizeram análises e interpretações de alguns dos poemas, compreendendo bem o trabalho do autor e este é apenas o primeiro “episódio” desta série que ainda trará outros grandes nomes e obras.