Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Obras literárias requisitadas pela Fuvest são temas de série de palestras

Obras literárias requisitadas pela Fuvest são temas de série de palestras

por marcello publicado 29/03/2019 17h04, última modificação 01/04/2019 14h35
Obras literárias requisitadas pela Fuvest são temas de série de palestras
Poemas escolhidos de Gregório de Matos foi o primeiro tema de série de palestras - clique para ampliar

Como parte das ações do Ensino Médio, um novo projeto da disciplina de Literatura teve início no dia 25 de março. A séria de palestras “Obras Literárias da Fuvest” é a novidade que os alunos contarão todo mês, sendo mais uma das formas de se prepararem para os vestibulares. Em cada encontro, um diferente autor e seus títulos previstos para a prova da Fuvest serão trabalhados. É válido lembrar que as obras indicadas por esta fundação são referências para outros processos seletivos.

Nesta primeira palestra, o professor Alan Nicoliche, que trouxe o projeto, conversou com os estudantes sobre os “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”.

Para iniciar, o docente relembrou com a turma o estilo Barroco, que teve início na Europa, no século XVII, em manifestações artísticas, literárias, na arquitetura e pintura. Assim, algumas obras artísticas foram exibidas e até mesmo um trecho da peça “Primavera”, parte da obra “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi, que tem em sua composição e execução musical as características vibrantes, cheias de variações, típicas do Barroco.

Os alunos se engajaram e interagiram na conversa sobre o tema, colaborando bastante para o diálogo que relembrou e trouxe melhor compreensão sobre Gregório de Matos, autor brasileiro do estilo Barroco que viveu de 1636 a 1695. Gregório, que na verdade nunca publicou um livro, mas teve seus poemas selecionados por biógrafos e publicados posteriormente, destacou-se por sua poesia Satírica, Lírica Amorosa e Religiosa. Na finalização, os estudantes fizeram análises e interpretações de alguns dos poemas, compreendendo bem o trabalho do autor e este é apenas o primeiro “episódio” desta série que ainda trará outros grandes nomes e obras.

Confira as fotos da primeira palestra em nossa página no Facebook.