Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Festa da Matemática ajuda alunos a praticarem situações de relações comerciais e financeiras

por marcello publicado 29/09/2017 11h33, última modificação 29/09/2017 12h36
Consulta de saldo no "banco" - clique para ampliar

As turmas do Ensino Fundamental I transformaram o Colégio Metodista em um verdadeiro centro empresarial e comercial, ao praticarem conceitos aprendidos nas aulas na Festa da Matemática. Os alunos e alunas ambientaram as salas do terceiro andar do prédio formando um banco e diversos empreendimentos, que vão do ramo alimentício ao entretenimento, este último, foi um dos mais procurados, principalmente no salão de “Just Dance”.

Na atividade, os estudantes exercem não apenas a relação com “clientes”, todos têm uma “escala de trabalho” em seus estabelecimentos e precisam estar atentos aos horários desenvolvendo, assim, a responsabilidade e o comprometimento. Outra questão importante é que eles passam a entender que para usar o cartão de crédito é necessário ter um saldo na conta e, para isso, um banco é estabelecido onde os alunos dos 5ºs anos controlam toda movimentação das contas dos demais alunos, utilizando uma simulação da moeda brasileira.

A Festa da Matemática é uma vivência prática dos conceitos matemáticos trabalhados no trimestre. Nas diversas simulações de lojas, lanchonetes, cinema, entre outros serviços, os alunos e alunas aprendem de maneira significativa como lidar com o dinheiro, situações de compra e venda, troco e afins.

A coordenadora do Ensino Fundamental I, professora Kelly Cristina Ramos Toscano disse que “foi muito gratificante ver os alunos fazendo cálculos de quanto tinham para gastar e planejando de que maneira gastariam”.

“O evento, além de proporcionar ricas situações de aprendizagem sobre o sistema monetário, cálculos e o desenvolvimento do raciocínio lógico, possibilitou aos alunos a reflexão sobre consumo consciente”, completou a professora Kelly.

Confira algumas fotos da Festa da Matemática (passe o mouse para avançar as fotos):

Festa da Matemática - Ensino Fundamental I - 2017

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.