Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Evento mostra e incentiva o uso da matemática no dia a dia

Evento mostra e incentiva o uso da matemática no dia a dia

por marcello publicado 25/09/2018 12h07, última modificação 25/09/2018 12h07
Evento mostra e incentiva o uso da matemática no dia a dia
Organização de caixa e planilha de contas - clique para ampliar

Banco, lojas, prestadores de serviços, lanchonetes e até praça de alimentação. Parece uma região comercial e empresarial de uma cidade, mas este cenário todo estava ambientado no terceiro andar do prédio do Colégio Metodista. Neste centro comercial, os alunos do Ensino Fundamental I realizaram a Festa da Matemática, onde praticaram conceitos aprendidos nas aulas.

O evento já é parte das atividades do Colégio há alguns anos. Os alunos e alunas ambientaram as salas de aulas, transformando-as nos diversos empreendimentos, que vão do ramo alimentício ao entretenimento.

Na atividade, os estudantes exercem não apenas a relação com “clientes”, todos têm uma “escala de trabalho” em seus estabelecimentos e precisam estar atentos aos horários desenvolvendo, assim, a responsabilidade e o comprometimento. Outra questão importante é que eles passam a entender que para usar o cartão de crédito é necessário ter um saldo na conta e, para isso, um banco é estabelecido onde alunos controlam toda movimentação das contas dos demais alunos, utilizando uma simulação da moeda brasileira.

Engana-se quem pensa que a prática da matemática fica apenas no desenvolver cálculos para pagar e receber troco e ter responsabilidade com o dinheiro. Nas atrações dos estabelecimentos, muitas vezes os estudantes precisavam fazer outras contas para poder participar. Por exemplo, ao adquirir um ingresso na sala da Pescaria, era necessário resolver alguma tabuada antes da pesca. Em uma das salas de jogos, para se atingir os objetivos também era necessário fazer contas, analisar medidas e até aplicar algumas fórmulas.

Mas a festa não é apenas de cálculos, também de muita diversão ao realizar cada ação, principalmente no salão de “Just Dance”, um simulador de pista de dança, que mais uma vez fez sucesso. Este ano havia um “concorrente” à altura, o “Scape Metô”, um salão repleto de enigmas que precisavam ser resolvidos, para que os grupos conseguissem achar a chave da saída do salão. A novidade também atraiu a atenção dos alunos.

A equipe pedagógica explicou que “o evento, além de proporcionar ricas situações de aprendizagem sobre o sistema monetário, cálculos e o desenvolvimento do raciocínio lógico, possibilitou aos alunos a reflexão sobre consumo consciente”.

Confira as fotos da Festa da Matemática (passe o mouse para acionar as setas de avanço das fotos):

Festa da Matemática - Ens. Fundamental I - 2018

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.