Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes participam das Celebrações de Ação de Graças

Estudantes participam das Celebrações de Ação de Graças

por marcello publicado 26/11/2021 19h43, última modificação 26/11/2021 19h59
Cultos aconteceram nos dia 23 e 26 de novembro
Estudantes participam das Celebrações de Ação de Graças

O Colégio Metodista de São Bernardo Campo teve uma semana especial em sua programação. Os alunos da instituição participaram das Celebrações de Ação de Graças mais conhecida em inglês como "Thanksgiving". A data é comemorada toda a penúltima quinta-feira do mês de novembro e, neste ano de 2021, ela foi celebrada oficialmente no dia 25.

O responsável pelas atividades da celebração no Colégio é o pastor Wesley Cardoso Teixeira, da Pastoral Escolar. Os cultos aconteceram no dia 23 de novembro para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, na capela do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. Já os alunos do 6º ano ao Ensino Médio celebraram no Colégio Metodista de São Bernardo, na sexta-feira, dia 26.

Os estudantes cantaram, ouviram histórias da Bíblia, assistiram vídeos de testemunhos, oraram e receberam a benção do pastor e dos professores. Cada encontro foi adaptado de acordo com a faixa etária dos alunos.

De acordo com o coordenador do Fundamental II ao Ensino Médio, Luciano Pereira da Costa, todo o processo pedagógico do colégio está relacionado com a valorização da vida. "É importante este momento. Eles tiveram a oportunidade de serem cuidados, de agradecer e refletir sobre as perdas que tivemos nos últimos anos", declarou o educador.

"Nós vivemos em um mundo muito acelerado. O aluno fazer uma parada para meditar, refletir e agradecer é de fundamental importância. Eles gostam muito desses momentos e precisamos fazer mais", enfatizou a orientadora educacional da instituição, Vanessa Fantozzi.

"Nós temos o culto de Ação de Graças como uma celebração de final de ano, pois seguindo o nosso calendário, nós não temos a oportunidade de celebrar o Natal com os nossos alunos. Nós contamos para eles o que significa a data, mas principalmente agradecemos a Deus pela amizade, pela escola, pelos professores, pela família e por tudo o que Ele tem feito na vida de nossos alunos e alunas", declarou o pastor Wesley.

Origem do dia de Ação de Graças (Thanksgiving)

O Dia de Ação de Graças surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos Estados Unidos. No ano de 1620, 102 colonos ingleses a bordo no navio Mayflower aportaram na América após uma viagem de mais de três meses fugindo de perseguição religiosa na Europa. Ao chegarem ao seu destino o inverno era tão rigoroso que os peregrinos continuaram morando na embarcação até que a estação terminasse. Metade da tripulação não sobreviveu às condições. Ao desembarcarem, foram recepcionados pelos índios, que os ensinaram a sobreviver; como caçar, plantar e pescar. Em troca, os ingleses transmitiram aos nativos sua fé e devoção a Deus.

Em 1621, no outono, a colheita de abóbora, feijão e milho foi farta, e em comemoração os colonos organizaram uma grande festa, que durou 3 dias. Este foi o primeiro Thanksgiving, celebrado entre colonos e nativos, que eram a maioria do evento. O banquete tinha frutas, peixes, milho, feijão, tudo preparado com temperos indígenas.

Desde então a festa se tornou uma tradição, até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln oficializou a quarta quinta-feira de Novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Confira fotos das celebrações