Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Ensino Médio participam de curso de instituição dos Estados Unidos

por marcello publicado 04/04/2018 13h05, última modificação 11/04/2018 10h31
Curso acontece em videconferência - clique para ampliar

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do Ensino Médio puderam contar com a parceria com a instituição de Ensino Superior Emory & Henry College, Virgínia, Estados Unidos, em uma iniciativa que evidencia um pouco mais o programa de excelência em Língua Inglesa do Colégio Metodista.

Neste ano, os estudantes estão participando, desde o mês de março, do curso de História Indiana, que acontece em tempo real por meio de videoconferência, totalmente em inglês, com a professora norte-americana Courtney Sheets, que é aluna no Emory & Henry.

Em um dos dias de aula, estavam presentes os alunos e alunas Rebeca da Cruz Luccas (2º A), Ana Carolina Oliveira (1º A), Pedro Rossi Viana (1º A), Rayra Carvalho (1º A), Beatriz Luccas (3º B) e Fernando Bianchi (3º B). De acordo com eles, o fato de já possuírem o domínio do idioma, em razão do programa diferenciado das aulas de Inglês do Colégio que já participam, colabora bastante para as aulas. “No começo só precisamos nos acostumar com a conversação, depois fica bem fácil de dialogar com a professora (Courtney)”, disseram. Eles também explicaram que “esta é uma boa oportunidade de praticar a língua, principalmente a acostumar os ouvidos a captar as falas rápidas”.

Mas os estudantes ainda disseram que “o curso não favorece apenas a linguagem, mas também acrescenta pelo conteúdo do tema. A história indiana é muito interessante, com muitas curiosidades. A gente ouve o conteúdo em inglês, compreende em português e trazemos o que aprendemos para nós”. O aluno Pedro aproveitou bem esta ocasião. “Na aula de História (da grade curricular do Colégio), estudamos sobre as revoluções pelo mundo e, para os trabalhos de pesquisa, recebi como tema a Índia e aproveitei grande parte do que foi estudado no curso de História da Índia (do Emory & Henry) para fazer a pesquisa”, contou.

A parceria com o Emory & Henry College surgiu em 2016, quando o assessor internacional para assuntos da Educação Básica da Educação Metodista, professor Marcelo da Silva Leite, atuou como docente visitante na instituição norte-americana e por meio de contatos com os colegas professores de lá, nasceu a ideia dos cursos, que foi colocada em prática em 2017. Neste ano de 2018, participam dos cursos da parceria, além do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, o Colégio Metodista de Ribeirão Preto, Colégio Piracicabano (Piracicaba, SP), Colégio Metodista Granbery (Juiz de Fora, MG), Colégio Metodista Izabela Hendrix (Belo Horizonte, MG) e Colégio Metodista Americano (Porto Alegre, RS).

Parte do grupo do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo

As aulas são em tempo real, interativas e totalmente em inglês