Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Ensino Médio participam de curso de instituição dos Estados Unidos

Estudantes do Ensino Médio participam de curso de instituição dos Estados Unidos

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do Ensino Médio puderam contar com a parceria com a instituição de Ensino Superior Emory & Henry College, Virgínia, Estados Unidos, em uma iniciativa que evidencia um pouco mais o programa de excelência em Língua Inglesa do Colégio Metodista.

Neste ano, os estudantes estão participando, desde o mês de março, do curso de História Indiana, que acontece em tempo real por meio de videoconferência, totalmente em inglês, com a professora norte-americana Courtney Sheets, que é aluna no Emory & Henry.

Em um dos dias de aula, estavam presentes os alunos e alunas Rebeca da Cruz Luccas (2º A), Ana Carolina Oliveira (1º A), Pedro Rossi Viana (1º A), Rayra Carvalho (1º A), Beatriz Luccas (3º B) e Fernando Bianchi (3º B). De acordo com eles, o fato de já possuírem o domínio do idioma, em razão do programa diferenciado das aulas de Inglês do Colégio que já participam, colabora bastante para as aulas. “No começo só precisamos nos acostumar com a conversação, depois fica bem fácil de dialogar com a professora (Courtney)”, disseram. Eles também explicaram que “esta é uma boa oportunidade de praticar a língua, principalmente a acostumar os ouvidos a captar as falas rápidas”.

Mas os estudantes ainda disseram que “o curso não favorece apenas a linguagem, mas também acrescenta pelo conteúdo do tema. A história indiana é muito interessante, com muitas curiosidades. A gente ouve o conteúdo em inglês, compreende em português e trazemos o que aprendemos para nós”. O aluno Pedro aproveitou bem esta ocasião. “Na aula de História (da grade curricular do Colégio), estudamos sobre as revoluções pelo mundo e, para os trabalhos de pesquisa, recebi como tema a Índia e aproveitei grande parte do que foi estudado no curso de História da Índia (do Emory & Henry) para fazer a pesquisa”, contou.

A parceria com o Emory & Henry College surgiu em 2016, quando o assessor internacional para assuntos da Educação Básica da Educação Metodista, professor Marcelo da Silva Leite, atuou como docente visitante na instituição norte-americana e por meio de contatos com os colegas professores de lá, nasceu a ideia dos cursos, que foi colocada em prática em 2017. Neste ano de 2018, participam dos cursos da parceria, além do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, o Colégio Metodista de Ribeirão Preto, Colégio Piracicabano (Piracicaba, SP), Colégio Metodista Granbery (Juiz de Fora, MG), Colégio Metodista Izabela Hendrix (Belo Horizonte, MG) e Colégio Metodista Americano (Porto Alegre, RS).


Parte do grupo do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo


As aulas são em tempo real, interativas e totalmente em inglês