Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipe do Movimento Greenk visita o Colégio Metodista para incentivar arrecadação de lixo eletrônico

por marcello publicado 17/05/2019 19h16, última modificação 17/05/2019 19h27
Darth Vader também foi convidar os alunos a participarem do Torneio Greenk - clique para ampliar

Há algumas semanas, o Colégio Metodista tem anunciado a participação no Torneio Greenk Intercolegial promovido pelo Movimento Greenk. Pois bem, para reforçar do que se trata o evento, uma equipe visitou o Colégio, trazendo mais informações e contou até mesmo com o personagem “Darth Vader”, da franquia de filmes “Star Wars”, para incentivar o envolvimento de todos.

O Movimento Greenk, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do PEA/UNESCO – Programa de Escolas Associadas da UNESCO., visa mobilizar pessoas ao descarte adequado do lixo eletrônico (e-lixo). Para isso, entre suas ações, o grupo elaborou uma série de eventos que formam o Torneio Intercolegial Greenk, entre eles, o Torneio de Games, Torneio de Projetos de Sustentabilidade e Tecnologia, Torneio de Cosplay e o principal, o Torneio de Arrecadação de E-lixo.

Em 2018 foram arrecadados 79 toneladas do e-lixo e em 2019, a meta é 220 toneladas. Assim, escolas públicas e particulares de São Paulo são convidadas a arrecadar aparelhos eletrônicos em desuso ou sem funcionamento, como monitores, mouses, celulares, carregadores, impressoras, fones de ouvido, pilhas (é necessário isolar os polos com fita), baterias, TV, rádio, laptops, entre outros (não são arrecadados aparelhos como fogões, geladeiras e microondas).

As escolas campeãs recebem certidões de reconhecimento e alunos das equipes vencedoras dos campeonatos que compõem todo o torneio recebem prêmios individuais. No entanto, o organizador do movimento, Marcelo, explicou que “apesar de existir as premiações de vencedores, não é isto que tem a maior importância. O prêmio é simbólico e, na verdade, todos acabam vencendo, pois permanece o aprendizado, o exercício de solidariedade e a colaboração para os cuidados para com o meio ambiente”, disse aos alunos.

Qualquer pessoa pode participar das doações de aparelhos/e-lixo e o Colégio Metodista já está recebendo os materiais, mas é necessário que os alunos façam um cadastro no Torneio Greenk Intercolegial (cadastre-se aqui). A partir do cadastro, que deve ser feita na companhia dos pais e responsáveis, é possível se inscrever nos demais campeonatos (Games, Projetos e Cosplay), de acordo com a faixa etária (No Colégio Metodista, estas inscrições serão devidamente orientadas e acolhidas pelo setor de Atividades Extracurriculares).

Confira as fotos da visita em nossa página no Facebook.

Confira o vídeo apresentado pela Equipe do Movimento Greenk:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.