Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes do Ensino Médio apresentam projeto em congresso de práticas letivas

Docentes do Ensino Médio apresentam projeto em congresso de práticas letivas

por marcello publicado 27/05/2019 14h26, última modificação 27/05/2019 14h45
Docentes do Ensino Médio apresentam projeto em congresso de práticas letivas
Professor Eduardo (à esquerda) e professor Alan (à direita) em apresentação no congresso - clique para ampliar

Os professores Eduardo Souza e Alan Nicoliche, de Geografia e Literatura, respectivamente, fizeram uma importante participação no 11º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, no dia 25 de maio. O evento, considerado um dos maiores de práticas letivas no País, aconteceu na FECAP, São Paulo, e é um espaço para discussão de ideias e ações objetivando o aprimoramento da educação no Brasil. Os docentes do Ensino Médio do Colégio Metodista apresentaram o tema “A Geografia dos Clássicos Literários”, que foi o projeto desenvolvido por eles e aplicado com os alunos na Semana Literária do ano passado.

O projeto dos professores foi um trabalho interdisciplinar entre Geografia e Literatura, que resultou em uma revista que buscou identificar e entender as paisagens e cenários políticos e sociais dos países de autores clássicos da literatura latino-americana e anglo-saxônica. Foram estudados os autores Pablo Neruda (Chile), Machado de Assis (Brasil), Jorge Amado (Brasil), Gabriel Garcia Marquez (Colômbia), Edgar Allan Poe (Estados Unidos), John Fitzgerald (Estados Unidos), Octavio Paz (México) e Jorge Luis Borges (Argentina).

Por meio de estudos e pesquisas sobre diversos títulos dos escritores, que expuseram seus locais de origem em suas obras e suas biografias, os estudantes puderam retratar paisagens do continente e o trabalho foi registrado em revistas. O lançamento das mesmas ocorreu durante a Semana Literária em salas ambientadas de acordo com o tema referente ao autor, proporcionando um passeio turístico aos visitantes.

De acordo com os docentes, o projeto já está em preparação para a Semana Literária 2019, que acontece no final do segundo semestre.

Confira as fotos da apresentação e reveja algumas outras do projeto.