Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Construção de limites na educação foi a conversa que rolou no “Altos Papos”

Construção de limites na educação foi a conversa que rolou no “Altos Papos”

por marcello publicado 07/04/2016 12h47, última modificação 07/04/2016 12h47
Construção de limites na educação foi a conversa que rolou no “Altos Papos”
Professores Nicanor, Blanches e Oswaldo conduziram a conversa

Construção de limites na Educação. Este foi o assunto do “Altos Papos”, projeto do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, que reiniciou com o primeiro encontro do ano, no dia 04 de abril. O evento é um “bate-papo”, no estilo de um programa de auditório de TV, onde convidados tratam do tema e interagem com o público, respondendo a perguntas, além de, durante a programação, ser exibido vídeos, enquetes e outros conteúdos.

“O projeto ‘Altos Papos’ retomou com força total. O tema do ano será ‘Limites’. Nesta primeira edição, abordamos a importância de construir limites com nossos filhos e o quanto os adultos são referência nesse processo. Entendemos que a construção de limites precisa ser num processo dialógico, com gestão do tempo e os combinados precisam ficar claro para todos. Temos combinados que podemos dialogar e, se necessário, rever. Porém, outros são inegociáveis, por exemplo: respeito ao próximo, uso de vocabulário adequado. Vemos a construção de limites como possibilidade de crescimento e de melhor convívio na sociedade”, disse psicopedagoga do Colégio, professora Kênia Araujo Ferreira, idealizadora do projeto.

Nesta edição, os palestrantes que ajudaram a falar do tema, trazer reflexões e conversaram com os pais foram o professor Nicanor Lopes – diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, vice-reitor da Faculdade de Teologia e pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais e Teologia Pastoral; a professora Blanches de Paula – Psicóloga, teóloga e doutora em Ciências da Religião, que também concentra suas atuações e pesquisas na área Ciências Humanas e Sociais, além das áreas de aconselhamento e Psicologia; e o professor Oswaldo de Oliveira Santos Junior – coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo, atuante na área de Direitos Humanos e Sociedade e assessor do curso de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo.

Veja um pouco do que foi a temática do “Altos Papos”, no vídeo que também foi exibido na programação, com uma reportagem sobre “educação e limites” e uma breve entrevista com Mário Sérgio Cortella:


Para a professora Kênia, “momentos de debate como esse alimenta nosso pensar sobre o tema e auxilia nossa prática educativa como profissional e como família. O retorno que tivemos das famílias e dos professores que participaram foi muito bom. Sempre o tempo é curto e o desejo de ouvir mais sobre o assunto permanece. Por isso já iniciamos o preparo do próximo Altos Papos.”

Veja mais fotos da primeira edição do ano do “Altos Papos”: