Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Com a disciplina ‘O Líder em Mim’, Colégio enfatiza competências socioemocionais

por marcello publicado 21/03/2019 16h13, última modificação 21/03/2019 16h26
OLEM foi explicado em dinâmica com pais dos dos 6os e 7os anos

O autoconhecimento é importante ponte para travessia rumo a uma vida mais feliz e saudável -- e no caso de crianças e adolescentes, para fazer boas escolhas. Por defender esse princípio, o Colégio Metodista de São Bernardo está reforçando neste 2019 suas ações para o desenvolvimento humano e cognitivo-mental dos alunos, trabalhando com mais ênfase as competências socioemocionais.

Por meio de parceria com a Somos Educação, alunos do Fundamental II estão vivenciando o programa OLEM (O Líder em Mim), inserido em uma das disciplinas. A ideia é incentivá-los a perceberem-se no mundo, saber qual sua missão, ter pró-atividade e liderança, possuir foco e organização, priorizar tarefas por ordem de importância e, principalmente, a desenvolver a autogestão da vida.

“Estamos trabalhando com os próprios exemplos e vivências do cotidiano das crianças, para que elas vejam a realidade onde estão. O OLEM consolidou uma iniciativa que o Colégio Metodista já coloca em prática e que agora se tornou obrigatória com a nova BNCC – Base Curricular Nacional”, acentuou professora Soraya Reyes, uma das participantes do encontro com pais de alunos dos 6os e 7os anos na noite de 14 de março para debater o andamento do projeto.

Transformação pessoal

Representante da Somos Educação, Cristina  mostrou que a base do programa está nos famosos “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, trabalho que o autor Stephen Covey enumerou para a transformação pessoal. “O Líder em Mim mostra que todos podemos ser líderes e usa como fio condutor esses sete hábitos”, afirmou a orientadora educacional Vanessa Fantozzi.

Cristina reforçou que o objetivo é preparar bem os alunos para decisões futuras, inclusive para o vestibular. Convidou os pais a acompanharem o processo, inclusive participando de ações que envolverão também familiares. “É importante escola e famílias caminharem juntos, pois a família é a primeira sociedade da criança em formação, e a escola vem logo a seguir”.

Também participaram da interação com pais de “O Líder em Mim” as professoras Flávia Abreu e Corina Cenciani. Um vídeo mostrou imagens e atividades com enfoque nas competências socioemocionais trabalhadas com os alunos.