Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista e International School apresentam proposta de Ensino Bilíngue

Colégio Metodista e International School apresentam proposta de Ensino Bilíngue

por luan.matias publicado 13/09/2019 15h47, última modificação 17/09/2019 17h45
Alunos mostraram entusiasmo com a dinâmica das atividades
Colégio Metodista e International School apresentam proposta de Ensino Bilíngue

Alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental I receberam visita especial no último dia 12 de setembro: a equipe da International School (IS), nova parceria do Colégio Metodista, veio compartilhar histórias, promover atividades e despertar ainda mais o interesse das crianças pela língua inglesa. Na noite de 16 de setembro foi a vez de os pais conhecerem a metodologia IS, vencedora em 2017, 2018 e 2019 do Prêmio Top de Educação como "Melhor Sistema de Ensino Bilíngue".

O fortalecimento da educação bilíngue e de competências culturais é parte importante na formação de alunos como cidadãos globais, proposta desenvolvida em toda a Educação Metodista do Brasil. A partir de 2020, será fortalecida a abordagem formativa dinâmica e intercultural para o efetivo aprendizado do inglês.

Esse é um dos principais diferenciais do projeto: o aprendizado não ficará limitado ao idioma em si. Os alunos irão aprender e desenvolver competências diversas por meio da língua inglesa, já presente nos seus cotidianos em dispositivos eletrônicos, jogos, filmes e séries. “Não é o inglês pelo inglês, é um aprendizado contextualizado com a realidade das crianças”, destaca a diretora pedagógica do Colégio, Kênia Araujo Ferreira.

A parceria com a International School também vai envolver os professores, com capacitações metodológicas. A partir de 2020, os alunos terão aulas de inglês todos os dias, durante uma hora, com atividades lúdicas, linguagem adequada e materiais preparados para cada faixa etária e respectivo ciclo.

Linha construtivista

Outro importante aspecto da novidade é a filosofia educacional da International School, alinhada com a proposição sócio-construtivista do Colégio Metodista. A professora Kênia ainda explica que a internacionalização é preocupação da equipe pedagógica há anos, destacando o oferecimento de intercâmbios internacionais e a qualidade da equipe docente na área de linguagens.

No que depender da empolgação das crianças, a parceria já é um sucesso. As atividades promovidas pela equipe geraram muita diversão e aprendizado em todas as salas de aula. “Fizemos uma atividade de sensibilização, que é um momento lúdico com as crianças para trabalhar um pouquinho do inglês. A ideia é empolgá-los com o idioma e apresentar nossa proposta”, explica Priscila Cerdeira, especialista educacional da International School.

Na noite de 16 de setembro, Priscila e Emanuela Figueiredo, consultora educacional da IS, explicaram aos pais que a metodologia da International School é promover o aprendizado integrando linguagem e conteúdos, ou seja, o inglês será utilizado aliado a conhecimentos de outras matérias como Matemática, História, Ciências etc. Esse método de construir juntos a educação diferencia a proposta da IS de outras fomas de aprendizado de línguas, entre as quais as das escolas internacionais (que adotam currículo de outro país) e das escolas bilíngues (em que 50% do conteúdo é dado em outro idioma).

Priscila Figueiredo chamou a atenção dos pais para a importância da língua inglesa na carreira dos filhos, que encontrarão profissões diferentes das que se conhece hoje e um mundo com 7,7 bilhões de pessoas onde mais da metade é bilíngue. No Brasil, só 5% sabem falar inglês em algum nível e apenas 1% é fluente, segundo dados do British Council.

Confira as fotos da atividade.

Confira as imagens do encontro com pais.