Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista celebra Dia de Ação de Graças

Colégio Metodista celebra Dia de Ação de Graças

por fernanda.kian publicado 29/11/2019 19h48, última modificação 29/11/2019 19h48
Festividade aconteceu para alunos de todos os níveis de ensino
Colégio Metodista celebra Dia de Ação de Graças
Momento da oração de agradecimento

Com intuito de transmitir aos alunos mensagem de alegria, fé, paz e gratidão, no período de 26 a 29 de novembro, a Pastoral Escolar realizou cultos em comemoração ao Dia de Ação de Graças para as turmas da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio.

As celebrações aconteceram na Capela e no auditório do Edifício Sigma, separadas por nível de ensino.

Para os Ensinos Fundamental II e Médio a mensagem transmitida foi acerca da origem histórica da comemoração, que acontece desde o século XVII nos Estados Unidos, proporcionando conhecimento e oportunidade de reflexão sobre o tema.

Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o ensinamento teve enfoque no trecho bíblico do livro de Lucas 5: 1-11, que fala sobre a noite na qual o apóstolo Pedro saiu para pescar junto com João e Tiago e nada conseguiram. Após a ordem de Jesus para que fossem mais ao fundo do mar e lançassem novamente a rede, a retiraram com fartura de peixes.

Neste contexto, o pastor Wesley Cardoso Teixeira deixou palavra de fé e otimismo:  “Às vezes o que fazemos ou planejamos não dá certo, mas não desista! Se dedique, estude, faça o que for necessário, sempre confiando em Deus, que tudo acabará bem”.

Em todos os cultos, as professoras Rosane Silva de Oliveira, Elaine Cezar da Silva e a pastora Fabiana de Oliveira Ferreira, da equipe Pastoral, convidavam os alunos a fazer uma reflexão sobre a importância de ser grato nos acontecimentos do dia a dia: “Quem acordou hoje? Quem se alimentou? Quem tem água para beber? É importante ser agradecido nas pequenas coisas” ressaltaram, fazendo em seguida oração de gratidão.

Durante a celebração, as crianças e as professoras também fizeram a leitura da Bíblia e cantaram louvores a Deus. Na visão da aluna Izabella Granato Santos, 7º B, a cerimônia foi um jeito de agradecer por tudo: “pela vida, pelos estudos, pelos nossos parentes e amigos, pela escola e pelas orações e pelo culto. O agradecimento para nós pode ser somente um gesto, mas para Deus é o amor”, completou.

Pastor Wesley deixou uma consideração final sobre a data: “Acreditamos que o Dia de Ação de Graças é uma rica oportunidade de vivenciar os valores bíblicos e éticos que contribuirão para a formação do caráter de nossas crianças e adolescentes. A Pastoral agradece a participação dos alunos, professores, funcionários, direção e equipe pedagógica”.

Início da celebração

Os cultos iniciavam após acender uma vela. A simbologia é baseada no livro de Salmos 27:1, “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?” e João 8:12 “Eu sou a luz do mundo...”; para representar a presença de Deus. Alguns docentes do Colégio foram chamados para esta introdução.

O professor Adauto Fernando Souza, um dos convidados para o rito, destacou a importância de agradecer: “Trazer este momento para a escola é de grande importância a formação destas crianças. Não tenho dúvida que a semente foi plantada, que os alunos refletiram sobre o ato de agradecer e irão levar este ensinamento para a vida”.

Origem do dia de Ação de Graças (Thanksgiving)

O Dia de Ação de Graças surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos Estados Unidos. No ano de 1620, 102 colonos ingleses a bordo no navio Mayflower aportaram na América após uma viagem de mais de três meses fugindo de perseguição religiosa na Europa. Ao chegarem ao seu destino o inverno era tão rigoroso que os peregrinos continuaram morando na embarcação até que a estação terminasse. Metade da tripulação não sobreviveu às condições. Ao desembarcarem, foram recepcionados pelos índios, que os ensinaram a sobreviver; como caçar, plantar e pescar. Em troca, os ingleses transmitiram aos nativos sua fé e devoção a Deus.

Em 1621, no outono, a colheita de abóbora, feijão e milho foi farta, e em comemoração os colonos organizaram uma grande festa, que durou 3 dias. Este foi o primeiro Thanksgiving, celebrado entre colonos e nativos, que eram a maioria do evento. O banquete tinha frutas, peixes, milho, feijão, tudo preparado com temperos indígenas.

Desde então a festa se tornou uma tradição, até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln oficializou a quarta quinta-feira de Novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Veja as fotos de todas as celebrações: https://photos.app.goo.gl/iX5mFWYTAKS5Vs849