Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista celebra 32 anos escrevendo histórias de vida

Colégio Metodista celebra 32 anos escrevendo histórias de vida

por marcello publicado 30/05/2017 17h23, última modificação 30/05/2017 17h55
Colégio Metodista celebra 32 anos escrevendo histórias de vida
Clique para ampliar

Já são 32 anos de história e, dentro dela, muitas outras histórias de vida foram escritas e novas ainda virão. Por este motivo, alunos, professores, funcionários e familiares se reuniram no Culto em Ação de Graças por mais um aniversário do Colégio Metodista em São Bernardo do Campo, que aconteceu na noite do dia 29 de maio, na Igreja Metodista em Rudge Ramos.

O momento, conduzido pela Pastoral Escolar, representada pelo pastor Wesley Teixeira, marcou mais um capítulo escrito nesta história e cada instante da celebração era um ato de gratidão. Os alunos sempre trazem vida a estes encontros e mais uma vez deram o “tom” artístico, apresentando músicas de louvor e gratidão, como fizeram os pequenos cantores da Oficina de Coral.

A nova banda do Colégio, com os alunos da Oficina de Banda, fizeram a estreia oficial na ocasião e nada melhor que estrear em um momento de gratidão e celebração de vida e, assim, apresentaram suas canções de louvor neste novo trabalho.


Tempo de relembrar

Como este aniversário celebrou as histórias de vida, o culto foi uma oportunidade para reviver um dos capítulos do Colégio. Vindos de diversos lugares, antigos professores e professoras, professores atuais e equipe Pedagógica reviveram o “Coral Pó de Giz”. O nome do conjunto, como está claro, faz alusão às lousas escritas com giz, marca que sempre fará referência aos professores, mesmo com a modernidade.

Assim, integrantes do período de atividade deste coral se reuniram novamente. Professores que já se aposentaram, outros que mudaram de cidade e retornaram ao Colégio, junto com novos integrantes se juntaram em uma breve apresentação, para viver esta lembrança.

A professora Maria Emília Heringer Ribeiro, que lecionou no Colégio desde sua fundação e se aposentou há poucos anos, fez parte da criação do Coral e contou um pouco desta história. “Há muito tempo, nós costumávamos nos reunir para fazer paródias, para receber novos colegas no Colégio, ou para nos despedir dos que terminavam a docência. Éramos atrevidos, fazíamos paródias para homenagear diretores, colegas que ficavam grávidas, mas também fazíamos apresentações especiais, como de Natal. Gostaria de agradecer à equipe do Colégio por podermos reviver tudo isto e agradecer a Deus pelo que vivemos aqui, pois o Colégio faz parte de nossas vidas”, contou Maria Emília.


Não perca a oportunidade...

Em seguida, foi o momento de uma palavra inspiradora a todos os presentes. O pastor Marcos Garcia, da Igreja Metodista em Santo Amaro, São Paulo, foi o convidado para trazer a mensagem da noite. Ele falou sobre “não perder a oportunidade” e de um jeito simples de entender, ele usou o texto bíblico de Marcos no capítulo 10, versículo 6, que narra a experiência do cego Bartimeu, que não perdeu a oportunidade de, pela fé, pedir a Jesus para enxergar, mesmo com muitas pessoas na multidão o censurando, e quantas outras perderam oportunidades naquele dia.

Na sua explanação sobre este fato, o pastor Marcos lembrou a todos que a perda de oportunidade não é apenas na vida espiritual, mas na nossa vida familiar também e perguntou: “quantas oportunidades nós perdemos como família?” Ele até exemplificou. “Você chega na sua casa e o seu filho e sua filha chega para você feliz da vida e diz ‘tirei oito na prova!’ E o pai e a mãe dizem, ‘só oito? Por que não foi dez?’ Perdeu-se uma grande oportunidade de elogiar os filhos. Talvez bastasse elogiar pelo resultado e encorajar para que possa alcançar mais e continuar melhorando”.

E não parou por aí. “Às vezes nossos filhos chegam para conversar, mas estamos com o controle remoto na mão e não queremos desligar a TV, estamos com nosso smartphone, tablet e a criança quer nossa atenção. Perdemos uma grande oportunidade de dar atenção para nossos filhos, marido, esposa, para os pais. Quantas vezes perdemos a oportunidade de dizer ‘eu te amo’, dizer que perdoa?” exemplificou mais uma vez.

“Então, não perca a oportunidade, inclusive de fazer escolhas certas. Todo dia Jesus te pergunta o que Ele pode fazer na sua vida, na sua história. Saiba o que você quer”, sugeriu pastor Marcos. Finalizando sua palavra, ele se dirigiu aos pais e mães. “Parabéns por não perderem a oportunidade de estar aqui com seus filhos, vê-los se apresentar, pois daqui da frente eu vi o quanto eles procuram por vocês. Que nesta noite, vocês não percam a oportunidade de um gesto de carinho, de afetividade, de dar um abraço, um beijo. Que você possa entender que não existe nada melhor do que sua família. Que o Senhor abençoe a sua família e que você possa tomar a decisão correta, a de tornar a ver. Ver a vida com os olhos melhores, com mais otimismo, ver as pessoas com um olhar melhor e de ver o que Deus tem de melhor para sua vida”.


Gratidão

Para finalizar a celebração, a diretora do Colégio, professora Kênia Araujo Ferreira, também quis expressar a importância deste momento na vida do Colégio Metodista. “Uma escola é repleta de histórias de pessoas que se descobrem, de famílias que se unem, de pessoas que convivem. Temos risos, sustos, desafios, conquistas. Escolhemos trabalhar aqui nesta celebração o tema ‘histórias de vida’ porque no decorrer dos dias, nós ouvimos muitas histórias e de alguma forma nós buscamos demonstrar e contar algumas para vocês e outras histórias são as vidas de vocês, pois as histórias se entrelaçam. E a história de vida do Colégio traz em nossa memória muitas alegrias e sabemos que temos muitas coisas a conquistar, aprendizados a fazer”, explicou.

Ela ainda contou que “é maravilhoso percorrer os corredores do Colégio, porque ali nós percebemos as vidas sendo construídas e a nossa vida entrelaçando com as vidas de vocês, que são nossos alunos”. A professora Kênia também fez agradecimentos. “Agradeço, profundamente, a todos os profissionais e alunos que passaram por aqui e os que estão conosco hoje, fazendo com que nossa história aconteça. Agradeço à Igreja Metodista no Brasil que acredita na educação, que busca fazer diferença por meio das instituições de ensino”.

Presente na celebração, o diretor geral da Educação Metodista no Brasil, Robson Ramos de Aguiar, também fez sua saudação. “Quero agradecer pela palavra que nos foi trazida aqui hoje e quero saudar a todos os docentes, funcionários e equipes do Colégio pelo trabalho que realizam. Quero saudar e parabenizar aos alunos e aos pais pela escolha que fizeram de estar aqui e que vocês, pais, escolham sempre estarem presentes nos eventos da vida de seus filhos. Quero também parabenizar a todos pelas histórias que foram revividas aqui. Que estas histórias continuem frutificando e que todos tenham a paz e alegria de Deus em seus corações”.


Na despedida, os familiares presentes puderam apresentar motivos de oração, que foram acolhidos por membros da Igreja Metodista em Rudge Ramos, que trouxeram uma palavra amiga de comunhão e convidaram a todos para um momento de oração pelos motivos apresentados pelos familiares.


Confira os alunos da Oficina de Coral cantando a música "Quebrantado":

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

 
Veja uma das apresentações dos integrantes da Oficina de Banda:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

 
Assista à apresentação especial do coral "Pó de Giz":

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

 
Confira os alunos cantando o hino do Colégio Metodista na finalização da celebração:

Também é possível assistir ao vídeo aqui.

 
Confira, também, algumas fotos da celebração:

Celebração dos 32 anos do Colégio Metodista - 2017 

Também é possível acessar o álbum de fotos aqui.