Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Colégio Metodista: 32 anos escrevendo histórias de vida

Colégio Metodista: 32 anos escrevendo histórias de vida

por marcello publicado 24/05/2017 18h15, última modificação 24/05/2017 18h15
Celebração pelo aniversário acontece no dia 29 de maio, às 19h, na Igreja Metodista em Rudge Ramos
Colégio Metodista: 32 anos escrevendo histórias de vida
Clique para ampliar

O Colégio Metodista em São Bernardo do Campo completa mais um capítulo em sua história. Esta é uma história iniciada em um sonho idealizado e concretizado na década de 80 pelos dirigentes do Instituto Metodista de Ensino Superior, que desejavam atender aos estudantes da região, evitando que se deslocassem para a cidade de São Paulo em busca de educação de qualidade.

Com o objetivo de propiciar a formação do aluno como cidadão crítico, criativo, politizado, capaz de assumir seu papel de agente transformador do mundo e não apenas coadjuvante e repetidor de informações, nasce, em 25 de maio de 1985, o Colégio Metodista em São Bernardo do Campo.

História de vida

Pois agora já são 32 anos de uma história que é escrita por diversas outras histórias de vida e há alguém especial que pode contar uma delas. A professora Dalva Rachel Coelho do Nascimento foi diretora do Colégio de 1991 a 1995. Hoje, ela vive em sua cidade de origem, Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, e compartilhou um pouco do que viveu aqui:

“No início, quando convidada a vir trabalhar aqui no Colégio, relutei um pouco em aceitar. Minha trajetória e experiência educacional estavam ligadas à Rede Pública Estadual, no Estado de São Paulo. Meu compromisso com a educação se norteava pela escola pública, na busca pela melhoria de sua qualidade e sua extensão ao conjunto da população em idade escolar. Contudo, o desafio de trabalhar em um escola confessional Metodista e nela contribuir para a formação de crianças e adolescentes em uma grande cidade logo se impôs.

Pudemos construir livremente com o conjunto de professores e professoras, equipe técnico-pedagógica, funcionários, pais e alunos uma direção, um rumo para vivenciar em nosso cotidiano o Projeto Político Pedagógico da escola, que então existia. É nesse espaço de vivência das múltiplas relações que perpassam a escola que infundimos nossos princípios cristãos metodistas, sem necessidade de se fazer apologias sobre eles.

Muito já se perguntou e se questionou se há algum valor para a Igreja em possuir instituições educacionais. Nosso testemunho aqui vivido diz que sim, sem dúvida alguma. A oportunidade de se trabalhar com a construção de saberes nas diversas áreas do conhecimento, infundindo compromissos com relações humanas saudáveis, éticas e respeitosas, com princípios voltados para a formação de cidadãos que se preocupam com o bem estar da coletividade, objetivando comunidades mais justas e equânimes faz a diferença no mundo.

Conhecimento com competência teórica e prática, com domínio de novas tecnologias, com preocupações ambientais e tantas outras mais, até a Paz, pode ser e é feito em milhares de outras escolas. Agora, imprimir nesses espaços a oportunidade de se viver, por inúmeras maneiras, os princípios cristãos, tornando-os visíveis a milhares de pessoas e comunidades é espaço do qual não se pode desprezar.

Sou grata a Deus pelo privilégio que tive de trabalhar nesta instituição, neste Colégio. Muito aprendi e cresci no exercício da minha profissão educacional, como na minha vida cristã. Sou hoje uma cristã melhor do que quando aqui cheguei, sem dúvida”.

Assim, o Colégio Metodista quer celebrar esta e muitas outras histórias e também continuar a escrever novos capítulos, junto a todos e todas que fizeram e fazem parte desta trajetória.

Não deixe de celebrar com o Colégio, no Culto em Ação de Graças, por estes 32 anos de histórias de vida.
Quando: 29/05/2017 (segunda-feira), às 19h
Onde: Igreja Metodista em Rudge Ramos – Rua Alfeu Tavares, 85, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.

Toda a comunidade do Colégio Metodista, familiares, professores e funcionários são bem-vindos!